Núcleo em Rede lança Livro

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Assessoria de Comunicação - URI/FW
27/04/2015

O Projeto do Observatório de Educação: Núcleo em Rede UNISINOS/URI, através do subprojeto “Políticas Educacionais no Brasil na década de 2000: interfaces, financiamento, gestão e avaliação” publica os resultados de pesquisa e estudos vinculados, sob a coordenação da professora Dra. Edite Maria Sudbrack.


O Núcleo em Rede, coordenado pela professora Dra. Flávia Obino Corrêia Werle da UNIUSINOS, conta com os seguintes subprojetos e IES envolvidas:


- Gestão de Educação Municipal e Indicadores de Desempenho – Flávia O. C. Werle – UNISINOS – RS (coordenadora geral);
- Avaliação da Educação Básica e as Orientações do Banco Mundial: um estudo de caso nos municípios do Rio Grande do Sul – Berenice Corsetti – Unisinos – RS;
- Estudo sobre a Evasão no Ensino Médio e Superior no Município de São Leopoldo – Rosângela Fritsch – Unisinos – RS;
- Gestão e Qualidade da Educação: um diálogo possível – Rosimar S. S. Esquinsani – UPF – RS;
- Indicadores de Desempenho, Gestão e Qualidade na Escola Básica – Graziela Abdian – UNESP / Marília – SP;
- Avaliação da Qualidade da Educação Básica: estudo comparativo entre Brasil e Argentina – João Jorge Corrêa – UNIOESTE / Foz do Iguaçu – PR;
- Políticas Educacionais no Brasil na Década de 2000: interfaces, financiamento, gestão da educação e avaliação – Edite Maria Sudbrack – URI, RS.

O PPGEDU – Mestrado em Educação integrou o projeto de 2012 a 2014, realizando estudos, reuniões, produção científica, fóruns e seminários com as IES parceiras.
Os artigos publicados são:
- Retratos de uma trajetória - Edite Maria Sudbrack
- Políticas de Avaliação em Larga Escala e OBMEP: ressignificações - Eliane Maria Cocco.
- Políticas Públicas para a Educação Infantil: dilemas e perspectivas diante da obrigatoriedade Legal de Escolarização aos 4 anos - Emanuele Froner.
- Políticas de Financiamento: ressignificando o FUNDEB no Espaço Local - Paulo Rogério Brand.
- A Educação Básica e as Práticas de Gestão Democrática: discussões e encaminhamentos - Eliane Maria Cocco.
- Interlocuções entre os PPPS e os Espaços de Formação Continuada: análise de uma Política Pública Municipal - Janaíne Souza Gazzola.
- O Banco Mundial e a Indução de Políticas Educacionais: um recorte a luz do Ciclo de Políticas - Ana Paula Duso.
- O PIBID como possibilidade de qualificar a formação docente: reflexões iniciais - Giovanessa Lúcia Poletti; Silvia Regina Canan.