O futuro do Agro: Small Farm Hub realiza live sobre inovação

Live trouxe conteúdos sobre a digitalização no setor e as tendências para os próximos anos

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
28/04/2023

O projeto Small Farm Hub, coordenado pelas mantenedoras Sicredi Conexão e URI Câmpus Frederico Westphalen, promoveu, nesta quinta-feira, 27, uma live com a temática “O futuro do Agro: perspectivas e oportunidades por meio da inovação”, ministrada pelo CEO da Digifarmz Smart Agriculture, Alexandre Chequim. A live representou o lançamento do canal do YouTube do Small Farm Hub, que será mais um meio para o compartilhamento de conteúdos sobre as inovações no agronegócio, e a gravação pode ser assistida no canal, clicando neste link.


De acordo com o palestrante, a digitalização do agro é um caminho sem volta, trazendo dados e informações para administração da produção e colocando a propriedade em um novo patamar de produtividade e sustentabilidade. “Diferentemente de equipamentos ou hardwares, atualmente as soluções digitais são extremamente acessíveis para os pequenos produtores, levando informação que contribuem tanto com a gestão quanto com o manejo da atividade agrícola. O que ainda precisamos superar é uma barreira cultural para adoção destas tecnologias, que está sendo quebrada com a inserção das novas gerações nas decisões da propriedade”, explica Chequim.


Ao decorrer do ano, estão previstos, dentro do cronograma de ações do projeto, eventos presenciais, palestras, workshops e ações de experimentação e mão na massa, buscando criar conexões entre os desafios das propriedades da região e as soluções existentes no mercado ou que podem ser desenvolvidas por novos empreendedores.


Sobre o Small Farm Hub

O Small Farm Hub é um hub de inovação que tem como objetivo se consolidar como um ambiente promotor da inovação, sendo também espaço propício ao empreendedorismo. Pioneira, a iniciativa é voltada ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para pequenas propriedades rurais inteligentes.

Através deste projeto, será possível sensibilizar a cadeia do agro, produzir conteúdos específicos, oferecer acesso a investimentos, capacitação e metodologia para ajudar empresas do setor na cultura de inovação.  



AgroTec e Inova RS

O Small Farm Hub faz parte do Agrotec Norte, do Inova RS, feito para toda a comunidade do Estado. O Inova RS é um programa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul que visa incluir o Estado no mapa global da inovação a partir do engajamento e da construção de parcerias estratégicas, entre a sociedade civil organizada e os setores empresarial, acadêmico e governamental – quádrupla hélice. 

A visão de futuro do Inova RS é que, em 2030, a região da Produção e Norte do Rio Grande do Sul será referência latino-americana em inovação por meio de uma estratégia de especialização inteligente em tecnologias associadas ao Agronegócio e à Saúde.

O Projeto Agrotec Norte é uma rede de inovações para as pequenas propriedades rurais que visa criar um movimento para o desenvolvimento e difusão de tecnologias em parceria com os integrantes da quádrupla hélice regional. Através das diversas ações e iniciativas será possível construir uma rede contínua de colaboração entre os atores do ecossistema local; gerar inovações tecnológicas a partir das necessidades específicas das pequenas propriedades no que tange aos sistemas de gestão e qualidade; melhorar os sistemas produtivos e de processamento de produtos; fomentar o desenvolvimento de máquinas, implementos e equipamentos específicos à realidade das pequenas propriedades; incentivar e fomentar a diversificação produtiva e o agroempreendedorismo sustentável.

Por se tratar de um projeto que visa fortificar o ecossistema regional de inovação, ele é constituído por diversas instituições que coordenam atividades, como a URI/FW, a Universidade de Passo Fundo, o Instituto Federal Farroupilha – Câmpus de Frederico Westphalen e a Agrare, bem como diversas instituições e organizações parceiras de representatividade regional.

Confira as imagens: