O que é a Anagro, complexo laboratorial de última geração da URI/FW
Transformar o conhecimento científico em serviços práticos para a sociedade é o que norteia a existência dos Laboratórios de Análises Agroindustriais (Anagro) da URI, Câmpus de Frederico Westphalen. Resultado de um investimento de aproximadamente R$ 15 milhões, a Anagro completou um ano de atividade no fim de 2020, transformando o ousado investimento da URI/FW em benefícios para produtores e empresas do setor agro.
Equipada com itens de última geração, a Anagro conta com cinco laboratórios, divididos em análise de águas, análise de qualidade do leite, análise de solos, análise de alimentos e bebidas e análises clínicas animais. Localizados na sede da URI/FW, os laboratórios se tornaram um centro de referência para quem busca otimizar sua produção ou obter licenças em diversas áreas, tendo como base análises científicas e certificadas.
Os serviços de tais laboratórios permitem gerar dados precisos sobre a produção agroindustrial em diversos setores. De um lado, tais informações podem servir para nortear os produtores, aprimorar a cadeia produtiva e aumentar a renda e, de outro, em muitos casos são necessárias para a obtenção de selos e certificados de qualidade.
Tecnologia de ponta e profissionais capacitados
O montante investido nos laboratórios ilustra a qualidade dos equipamentos empregados na Anagro, cuja montagem dos laboratórios se deu com recursos da URI/FW e fomento externo, por meio de projetos de pesquisa feitos por professores da URI/FW. Segundo o coordenador do complexo de laboratórios, professor Cassiano Busatta, o alto investimento é voltado para tornar as atividades mais rápidas e precisas.
– Nossos laboratórios estão equipados com equipamentos de última geração, que os EUA, Europa, utilizam. O investimento foi alto, e isso possibilita que os resultados cheguem ao cliente o mais rápido possível, agilizando o processo de tomada de decisão mediante os resultados gerados nessas análises – aponta o gestor.
Por trás dos equipamentos, a equipe de profissionais é altamente qualificada. Biólogos e químicos com grande experiência coordenam as análises e produzem os resultados. Toda a estrutura de recursos humanos e técnicos é avaliada constantemente, o que torna a Anagro um centro reconhecido pelas entidades reguladoras.
– Todos laboratórios que compõem a Anagro e todos os profissionais passam pela avaliação dos órgãos certificadores, a partir das auditorias, como por exemplo Inmetro, Rede Metrológica, Ministério da Agricultura, Fepam, Rede Oficial de Laboratórios de Análises de Solo (Rolas), Vigilância Sanitária Estadual, órgãos que nos auditam e que nos dão o aval relacionado aos serviços prestados pela Anagro – atesta Busatta.
A importância da Anagro
Além de gerar dados que servem como base para otimização da gestão em indústrias e propriedades, a importância da Anagro também é ser um centro regional para quem busca esse tipo de serviço, como explica Busatta.
– Hoje, mais do que nunca, qualquer sistema de gestão precisa de resultados para tomar ações e esses dados, quanto maior a qualidade e a agilidade mais rapidamente tomam-se ações na ponta. Isso também é um grand