Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
O que é o Crea e qual sua importância para o profissional de Agronomia?

Obter o diploma em um curso superior em Agronomia é o sonho de muitos estudantes, mas apenas a conclusão da faculdade pode restringir a atuação do graduado se ele não conseguir o registro profissional, que permitirá o pleno exercício das atividades da carreira.
É nesse estágio que entra em ação o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS), entidade responsável pela fiscalização e controle das atividades de profissionais da engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia.
Uma vez formado em um dos cursos mencionados, o estudante solicita o seu registro profissional junto ao Crea local. Após avaliar diversos critérios, inclusive em qual curso superior o formado obteve o diploma, o Crea emite o registro, tornando o diplomado profissional e apto a exercer o ofício legalmente.
Sem o Crea, o agrônomo fica impedido de exercer a profissão, como afirma o conselheiro da Câmara de Agronomia e professor da URI de Erechim, Paulo Sérgio Gomes da Rocha. “Sem o registro no conselho, o profissional de Agronomia não pode exercer a profissão legalmente, podendo ser autuado por exercício ilegal, conforme Art. 6º da Lei 5.194/66”, afirma.
Impasse nos cursos à distância
Há alguns anos, o Crea debate a distribuição ou não do registro para estudantes formados em cursos à distância (EaD). No caso do curso de Agronomia, a Câmara Especializada em Agronomia do Crea-RS entende que alguns conteúdos do curso não são possíveis de serem ministrados em sua plenitude na modalidade, de acordo com o conselheiro.
Segundo Rocha, na visão da Câmara, para que um diplomado em curso EaD de Agronomia obtenha o registro, será necessário realizar uma análise da documentação do cadastro do curso no Crea, na tentativa de identificar se ele contempla as Diretrizes Curriculares integralmente. “Se algumas disciplinas que a Câmara julgar que deveriam ser presenciais, como topografia por exemplo, forem ministradas apenas à distância, a tendência é o profissional não receber esta atribuição específica”, aponta o professor. Atualmente, segundo ele, nenhum curso de Agronomia EaD foi cadastrado no Crea-RS.
Tem interesse em cursar Agronomia presencialmente? Clique aqui e saiba mais.