O vestibular está chegando! E agora?

URI FW
Imagem Notícia

COPSI - URI
26/06/2015

O segundo semestre do ano se aproxima, e com ele, as inscrições para os vestibulares, a realização do ENEM e todas as oportunidades que ele traz consigo (Bolsa do Prouni/Sisu/Fies). Para muitos, essa etapa é encarada como a concretização de um desejo profissional, para outros, uma fase permeada por muitas dúvidas e incertezas. O processo de escolha pode gerar angústias, sendo que, para decidir por uma profissão, é necessário reflexões acerca do autoconhecimento, das influências envolvidas nesse processo e ainda, o conhecimento das profissões.


É nesse ritmo que a URI/FW oferece nessa edição do vestibular de inverno os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Direito.



Autoconhecimento... O que é isso?



Ao escolher a profissão a seguir, é importante que paramos para refletir sobre: “Quem sou EU?”, “Quais meus gostos, habilidades e preferências?”. Refletir sobre nós mesmos é uma atividade necessária diante de qualquer decisão. A orientação profissionalpermite a construção do autoconhecimento, que leva a uma escolha mais consciente, por isso a importância de fazer uma orientação profissional capacitada.


Nesse sentido a URI oferece o trabalho do COPSI – Centro de Orientação Profissional, que ter por objetivo amparar e acolher as demandas referentes à escolha profissional, dos alunos do Ensino Médio das escolas da região do Alto Uruguai e das Missões, bem como dos acadêmicos da Universidade, auxiliando-os na reflexão acerca dos seus medos, insegurança e tensões oriundas do processo de escolha da carreira.


Eu gostaria de fazer isso... mas querem que eu faça aquilo...



A escolha profissional, mesmo sendo uma escolha pessoal, acontece em meio a um contexto social, político, econômico e cultural. Dessa forma, sofre influência de todas as esferas que compõem a realidade social na qual estamos inseridos. A família, o grupo de amigos, a escola e a própria mídia, influenciam, direta ou indiretamente nossas decisões. Refletir sobre essas questões, com vistas ao autoconhecimento proporciona uma escolha baseada nos desejos e aspirações do próprio indivíduo, e não de terceiros.



Será que realmente conheço a profissão que pretendo seguir?


Tão importante quanto o autoconhecimento é a reflexão acerca das influências e o conhecimento das profissões no processo de escolha. É importante investigar sobre a profissão como um todo, quais as atribuições deste profissional, qual o mercado de trabalho, em que áreas pode atuar, os conteúdos estudados durante a graduação, entre outras questões pertinentes a área.


Uma dica para quem está em dúvida com relação à profissão que pretende seguir, é conversar com profissionais que atuam na área de seu interesse, pois eles poderão relatar como é o dia a dia dessa profissão.


Confira as imagens: