Oficina de dobraduras orienta alunos de Pedagogia e Matemática

URI FW
Imagem Notícia

Gherusa Cassol - Assessoria de Comunicação URI/FW
03/05/2016

A dobradura é a arte de construir objetos com papel. No Japão, é chamada de Origami e surgiu quase mil anos na Corte Imperial, onde era conhecido como um passatempo divertido e interessante. Com o passar do tempo esta arte foi transmitida ao povo que adotou-a com o entusiasmo e transformou-se em uma arte conhecida no mundo todo.


A principio, a arte era praticada apenas por adultos, pois o papel era muitíssimo caro naquela época. Com o passar do tempo, passou a ser ensinada nas escolas japonesas. Hoje em dia, faz parte da vida dos japoneses, desde crianças até idosos e atravessou as fronteiras do arquipélago japonês*.


Sendo a dobradura uma forma interessante, diferente e divertida de ensina e aprender, ela foi tema de uma oficina ministrada aos acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Matemática da URI-FW.


Através do Projeto de Extensão da Brinquedoteca, orientado pela professora Rosane Ferrari, do curso de Pedagogia oficina de dobraduras foi ministrada pelos acadêmicos de Matemática Alexandre da Silva e Charles Peixoto Mafalda.


Com o tema: O estudo de geometria através de dobraduras e tendo como objetivo trabalhar os conceitos básicos de geometria, a atividade mostrou aos demais estudantes como é possível através de dobraduras desenvolver a coordenação motora e noção espacial. 


A oficina foi desenvolvida em dois momentos. No primeiro os ministrantes apresentaram a história das dobraduras, o objetivo da oficina e os conceitos matemáticos que podem ser abordados através delas. No segundo foram construídas as dobraduras: Tsuru, Flor de Lotus, Caixa de Presente e Cubo. O trabalho em conjunto entre Pedagogia e Matemática favorece a aprendizagem de conceitos e saberes necessários ao futuro docente.
 

Fonte*: www.japaoemfoco.com

Confira as imagens: