Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Oficina de dobraduras orienta alunos de Pedagogia e Matemática
A dobradura é a arte de construir objetos com papel. No Japão, é chamada de Origami e surgiu quase mil anos na Corte Imperial, onde era conhecido como um passatempo divertido e interessante. Com o passar do tempo esta arte foi transmitida ao povo que adotou-a com o entusiasmo e transformou-se em uma arte conhecida no mundo todo.
A principio, a arte era praticada apenas por adultos, pois o papel era muitíssimo caro naquela época. Com o passar do tempo, passou a ser ensinada nas escolas japonesas. Hoje em dia, faz parte da vida dos japoneses, desde crianças até idosos e atravessou as fronteiras do arquipélago japonês*.
Sendo a dobradura uma forma interessante, diferente e divertida de ensina e aprender, ela foi tema de uma oficina ministrada aos acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Matemática da URI-FW.
Através do Projeto de Extensão da Brinquedoteca, orientado pela professora Rosane Ferrari, do curso de Pedagogia oficina de dobraduras foi ministrada pelos acadêmicos de Matemática Alexandre da Silva e Charles Peixoto Mafalda.
Com o tema: O estudo de geometria através de dobraduras e tendo como objetivo trabalhar os conceitos básicos de geometria, a atividade mostrou aos demais estudantes como é possível através de dobraduras desenvolver a coordenação motora e noção espacial.
A oficina foi desenvolvida em dois momentos. No primeiro os ministrantes apresentaram a história das dobraduras, o objetivo da oficina e os conceitos matemáticos que podem ser abordados através delas. No segundo foram construídas as dobraduras: Tsuru, Flor de Lotus, Caixa de Presente e Cubo. O trabalho em conjunto entre Pedagogia e Matemática favorece a aprendizagem de conceitos e saberes necessários ao futuro docente.
Fonte*: www.japaoemfoco.com