Oficina de produção textual da URI/FW ensina redação do Enem para alunos da rede pública de ensino

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
01/06/2023

A professora-doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da URI/FW, Laisa Bisol, realizou, na última quinta-feira, 25, uma Oficina de Produção Textual com foco na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Ângelo Beltramin, em Pinhal/RS.


A atividade foi desenvolvida por meio do Centro de Extensão da URI, e abordou a dinâmica do passo a passo na construção de uma redação. A aluna Amanda Biedler, 16 anos, do 2º ano, comenta que o curso tem a ajudado muito. "O material é incrível, a professora Laisa tem uma didática super fácil de compreender, tirando dúvidas e fazendo críticas construtivas. Minha experiência com o curso está sendo perfeita. O medo da redação fica de lado, enquanto a professora Laisa faz uma desmistificação de cada competência e nos mostra o caminho para os tão sonhados mil pontos", explica.


De acordo com a professora Laisa, o encontro foi muito produtivo, pois foi possível discorrer sobre as principais etapas da produção de um texto. “Após o ensinamento teórico, os estudantes, reunidos em grupos, puderam colocar em prática os aprendizados ao escreverem suas redações. A abordagem voltada à redação do Enem, para os estudantes do ensino médio, é fundamental, haja vista que esse processo seletivo é, atualmente, o principal meio de acesso ao ensino superior. Cabe ressaltar que a redação é a prova que tem maior peso no Enem e, muitas vezes, a nota atribuída ao texto é a decisiva para alcançar a média e ingressar na universidade”, ressalta.

Confira as imagens: