Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Ophélia Paetzold – Um símbolo feminino para a conquista do ensino superior na região
Buscar a formação superior de qualidade e perto de casa é uma realidade para muitos moradores das regiões Norte do Rio Grande do Sul e Oeste de Santa Catarina há bastante tempo. A rotina de fazer vestibular para cursar uma graduação, vivenciar experiências exclusivas de uma Universidade e comemorar a conquista da formatura já faz parte da vida de milhares de famílias. Mas o que poucos desses muitos que hoje vivem esta realidade sabem é que essa oportunidade foi conquistada com muito trabalho, dedicação e força de vontade.
Características de um grupo de pessoas que há cinco décadas foi em busca de um sonho, sem medir esforços e sem ter noção dos resultados daquela inédita empreitada.
Um grupo composto por homens e mulheres de muita coragem e fibra. E que ainda hoje, estão presentes e são integrantes fundamentais para a continuidade da oferta de ensino com excelência.
Esse é o caso da querida e dedicada Professora Ophélia Sumpta Paetzold. Ela é uma das integrantes daquele grupo, que há 50 anos se reuniu para a aventura de transformar Frederico Westphalen em um polo regional de educação na região norte do Estado.
Uma das responsáveis pelas negociações políticas e educacionais com os mais variados níveis de governantes. De prefeitos a Ministros. De diretores de escolas à merendeiras e pais. Responsável por acolher todos os que, assim como ela, transformaram um sonho em meta de vida. E se dedicam a ele diariamente. Incansavelmente. Exemplarmente. Desde 1.969.
Nesta sexta-feira, 08 de março, é com o exemplo dessa mulher, que nós da URI/FW prestamos nossa homenagem à todas que fazem das suas vidas um exemplo de dedicação.
Na entrevista gravada com a Profa. Ophélia, e que você confere no link abaixo, oportunizamos a todos a chance de conhecer um pouco mais da história da vinda do ensino superior na região, da emoção e ouvir como esse desafio foi vencido e da alegria que é conviver todos os dias com uma pessoa como ela.
Feliz Dia da Mulher!