Orientação Profissional: caminho das possibilidades

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação URI
07/05/2014

A preocupação com a escolha de uma profissão inicia geralmente, quando o individuo se aproxima ao término do ensino médio, etapa que inicia os questionamentos ao curso universitário a ser escolhido. A partir desses questionamentos, surgem as dúvidas e as incertezas, pois existe uma grande variedade de carreiras e profissões que torna a escolha, no mínimo, desgastante.


De acordo com a Psicóloga responsável pelo Centro de Orientação Profissional (COPSI) da URI, “a escolha de uma profissão é um momento difícil para o jovem, pois decidir por uma determinada profissão significa ter consciência do papel que irá desempenhar e da realização pessoal e econômica que poderá ter futuramente. Além disso, é um momento em que o sujeito reflete e articula seu projeto profissional, buscando assim determinar a trajetória de sua futura relação social, cultural, política e econômica com a sociedade”, afirmou.


Nesse sentido, o COPSI URI–FW tem por objetivo possibilitar aos jovens momentos de reflexão sobre sua vivência a partir de aprofundamento do seu autoconhecimento, buscando fortalecer estes para realização de uma escolha profissional consciente e madura a partir da reflexão sobre seus desejos. 


Levar jovens a um processo de amadurecimento para uma segura escolha profissional o COPSI oportuniza vários encontros, tanto na modalidade individual quanto grupal. Os primeiros encontros visam o autoconhecimento, o jovem vai ser levado a perceber suas influências familiares, os mitos herdados, as questões inconscientes que atuam no processo de escolha. Além disso, objetiva ampliar o leque de opções e aprofundar-se sobre as profissões que ele se interessa, sempre as relacionando com a realidade social das mesmas e o mercado de trabalho.



O grau de tensão, nesse momento, não fica apenas com os jovens, mas também é divido com o restante da família. Pais ou respónsaveis ficam apreensíveis em saber se a escolha tomada pelo jovem é o melhor caminho para ele. Desse modo, o COPSI também oportuniza encontros com os pais, levando-os a reflexão e elaboração dos medos, insegurança, oriundas da escolha profissional dos filhos. O importante é fazer com que a família possa refletir acerca do momento do adolescente, bem como amenizar as ansiedades geradas em torno das escolhas dos filhos”, explicou a Psicóloga.


Esses encontros são realizados por estagiários do curso de psicologia, com supervisão local e acadêmica. Ao final do processo de orientação profissional o próprio jovem consegue discernir sobre as profissões, reconhecer as influências que estão presentes e ele próprio encontrar-se apto para realizar suas escolhas. “Obter esta escolha consciente e responsável é um caminho e está relacionado com a elaboração dos seus medos, e identificação de seus próprios gostos, interesses e aspirações para o futuro”, destacou Tatieli.


Mais informações sobre o Serviço de Orientação Profi

Confira as imagens: