Palmeira das Missões segue com a formação de professores e gestores

A capacitação, que acontece ao longo do ano de 2024, tem um total de 72 horas

Frederico Westphalen
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Assessoria de Comunicação URI/FW
22/04/2024

Por meio da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, o Município de Palmeira das Missões está realizando um processo formativo para professores e gestores. As atividades, que acontecem ao longo do ano de 2024, terão um total de 72 horas.


Dando sequências às ações, nos dias 16 e 17 de abril, as professoras Heloísa Derkoski Dalla Nora e Luci Mary Duso Pacheco desenvolveram ações com os gestores. Heloísa, com a temática “O desenvolvimento da relação intrapessoal e interpessoal na construção de uma gestão democrática e emocionalmente inteligente”, trabalhou os desafios de construir uma atuação participativa. A fala direcionou o público para refletir a necessidade de entender que a comunidade escolar é feita pela relação entre as pessoas.


– Por isso, para cuidar da saúde mental dos que fazem parte da comunidade escolar é preciso pensar na promoção de espaços de escuta, da validação dos saberes de todos, do estabelecimento de um sentimento de confiança, para que assim se assegure a noção de pertencimento nesse importante espaço – destaca a professora.


Já o tema “O papel do gestor no desenvolvimento do pertencimento da equipe escolar” foi abordado pela docente Luci. Ela refletiu sobre a necessidade de uma gestão que tenha acolhimento e a escuta de todos os atores envolvidos no processo. “Isso fará com que a equipe se sinta pertencente, para que possa desenvolver um trabalho com efetividade, alegria e competência”, frisa Luci.

Para os educadores de Anos Finais do Ensino Fundamental, a professora Claudia Cerutti Kuhnen, no dia 16 de abril, ministrou oficina sobre “O ensino em Ciências Naturais e a constituição da práxis na educação”, destacando as competências e habilidades necessárias para o desenvolvimento integral do estudante dos anos finais do ensino fundamental, a partir das vivências e da aplicabilidade do conhecimento científico. Outro aspecto abordado foram os espaços de aprendizagens e quais instrumentos e metodologias qualificam essa formação.

– A interação do sujeito com o meio onde ele está inserido, as ações multidisciplinares e a necessidade de envolver os objetivos da agenda 2030 nesse contexto educacional também foram elencados como necessários para embasar e nortear o trabalho docente no que se refere ao ensino das Ciências Naturais – complementa a docente.


Também para essa etapa de ensino, no dia 17 de abril, o professor Rodrigo José Madaloz, desenvolveu o tema, "A Educação Física Escolar: novos olhares", possibilitando uma reflexão sobre a atual conjuntura da Educação Física na escola e das práticas corporais possíveis nos espaços educativos, abordando a necessidade de ampliar as temáticas acerca do corpo, e como o movimento pode contribuir para a formação da cidadania em tempos transitórios. “Para os docentes este é um momento de formação em serviço que amplia as possibilidades de intervenção na escola, estabelece contato com possibilidades criativas e incentiva o protagonismo de todos os atores envolvidos no processo ensino aprendizado”, salienta Madaloz.


Dando seguimento às atividades, no dia 19 de abril, a professora Juliane Claudia Piovesan, trabalhou a temática “Música na educação infantil: notas de vida e aprendizagem”, com os docentes de Educação Infantil do município. Ela destacou a importância da música para o ser humano, em especial, para as crianças da primeira infância, colocando o contexto teórico e prático da música para a utilização no processo pedagógico, enaltecendo a sua necessidade e benefícios na constituição da integralidade humana.

 

Avaliação

O secretário de Educação, Alfredo Ávila, agradeceu pelo trabalho que está sendo realizado junto aos educadores, afirmando que está contribuindo de maneira positiva. “Estou muito satisfeito com a parceria com a URI, pois foi uma semana com construções de saberes e conhecimentos, de compartilhar experiências, de muitas aprendizagens, no desenvolvimento de atividades teórico-práticas, em várias áreas do saber, possibilitando uma reflexão da prática pedagógica e impulsionando novas ideias e perspectivas para o contexto escolar”, assegura o secretário.


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