Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Patrimônio e cultura como temáticas de viagem de estudos

Os acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da URI/FW, participaram de uma viagem de estudos entre os parques públicos de Passo Fundo e ao Museu do Pão em Ilópolis, acompanhados dos professores do curso Pedro Moreira, Gabriela Saraiva, Fabiana Zampieri, Daiana Fauro e Roque Koch.
A atividade, realizada no dia 29 de março, envolveu os estudantes das disciplinas de Projeto V, Conservação e Restauro em conjunto Paisagismo.
De acordo com o professor Pedro Moreira, a viagem de estudos iniciou com a visita ao Parque Banhado Vergueiro e ao Parque da Gare, em Passo Fundo – RS.
“Lá os alunos puderam acompanhar o processo de implantação de dois parques urbanos de forma a integrar a população dos arredores e melhorar a qualidade de vida de nossas cidades. As visitas foram guiadas pela Professora Dra. Maria Rosa Kalil, que muito gentilmente ministrou uma aula ao ar livre aos nossos discentes”, contou o professor.
Depois, o grupo foi até o Alto do Taquari, na cidade de Ilópolis – RS. No local, existe um importante monumento histórico da arquitetura Vernacular dos imigrantes italianos no sul do Brasil: o Moinho Colognese, inteiramente construído de madeira e com técnicas artesanais do período de 1930.
Atualmente o Moinho foi transformado para o Museu do Pão, que abriga além de exposição sobre a história do local e do pão, espaços para oficinas práticas de confecção do pão e derivados. A estada no Museu, proporcionou aos acadêmicos e professores a participação nas atividades.
“Um projeto ímpar que valoriza a cultura, harmonizando com o contemporâneo, e servirá de inspiração para a prática profissional de nossos estudantes de Arquitetura e Urbanismo da URI”, concluiu o professor Pedro.