Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Peça de Teatro URI 25 anos: ousadia e criatividade no palco
Sob direção técnica do Prof. Ms. Paulo Mauro e com produção e direção geral da Profa. Dra. Maria Thereza Veloso, na última quarta-feira, dia 04, o URIemCENA, grupo de teatro universitário da URI-Câmpus Frederico Westphalen, voltou ao palco do Salão de Atos do Câmpus.
Para celebrar o Jubileu de Prata da Universidade, os acadêmicos-atores levaram à cena a peça "URI em Retratos", concepção do próprio Grupo, numa recriação inspirada em textos clássicos do teatro brasileiro tendo a Educação como tema.
Com dezessete intérpretes atuando, o GTU URIemCENA comprovou ter alcançado um excelente grau de amadurecimento técnico no uso da arte dramática. Pontos altos foram o domínio do espaço cênico e a criação dos personagens com intensidade psicológica e desenvoltura expressiva à altura da atuação de atores profissionais.
Com um texto leve e ao mesmo tempo denso, o URIemCENA obteve a empatia da plateia, que foi do riso à reflexão, seguindo os vários estágios comportamentais da vida estudantil de um grupo de jovens, desde as séries iniciais até a formatura na Faculdade.
O "URI em Retratos" é o quinto e mais recente trabalho do URIemCENA, grupo nascido em 2014, como um projeto de extensão cultural ligado à linha de pesquisa 2, Comparatismo e Processos Culturais, do Mestrado em Letras. Seu repertório inclui quatro outras peças - "Jogos na Hora da Sesta", "Operário em Construção", "A Coisa", e "A Comunidade do Arco-Íris", esta última destinada ao público infantil.
A secretária da Escola de Ensino Médio e também acadêmica do curso de Pedagogia da URI, Larissa Dalpasquale, teve a oportunidade de assistir a peça e gostou muito. "Ter acesso a este tipo de cultura, o teatro, dentro da nossa Universidade é muito positivo. Achei a peça muito criativa e interativa. A atuação dos alunos, muitos deles que já foram meus colegas, foi muito legal".