Pedagogia da Alternância e a Internacionalização de projetos regionais são temas de encontro

Frederico Westphalen
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Isabela Vanzin da Rocha
22/03/2023

A URI, Câmpus de Frederico Westphalen, está promovendo a 2ª Edição da Pós-Graduação em Pedagogia da Alternância e, nos dias 17 e 18 de março, realizou, nas dependências da Casa Familiar Rural (CFR) de Riqueza/SC, a 12ª alternância com o tema gerador “O educador e as relações humanas”, com a professora-doutora Luci dos Santos Bernardi, professora do PPGEDU da URI. A universidade tem apoiado as Casas Familiares Rurais da região, buscando motivar a formação dos educadores (professores e monitores).


Na oportunidade, a aluna da pós-graduação, egressa do curso de Educação Física da URI/FW e educadora da Casa Familiar Rural de Frederico Westphalen, Fernanda Cocco, comentou sobre sua experiência de estudos na França, na CFR de Saint Laurent de Chamousset, com o objetivo de entender e aproximar, ainda mais, os instrumentos pedagógicos e a Pedagogia da Alternância, método oriundo da França. “Durante esse período, visitei Casas Familiares Rurais das mais diversas formações profissionais, como CFR de Balan (confeitaria, padaria, restaurante de aplicação), CFR de Saint Symphorien Sur Coise (construção, pintura, hidráulica, elétrica e climatização), CFR de Saint Martin en Haut (mecânica agrícola, mecânica automobilística, máquinas de obras e restauração de carros antigos) e a CFR de Saint Laurent de Chamousset (agricultura, serviço a pessoas, animação, turismo e animais de laboratório)”, citou Fernanda. 


A Pedagogia da Alternância teve origem na França, na década de 1930, onde foi utilizada como uma dinâmica educacional potente para formação de jovens agricultores. Décadas se passaram e esta modalidade de educação, hoje, faz parte da legislação brasileira e está espalhada pelo mundo todo. 


- Durante esse período, foram realizadas diversas reuniões e trocas de experiências para unir ainda mais os laços da cooperação, e a participação no Fórum de Formação Profissional das CFRs de Rhône Alpes. Duas reuniões realizadas foram com dois departamentos (Auvergne Rhône Alpes e Ain), a qual contou com diversas CFRs e autoridades presentes, incluindo a União Francesa. Esse período me fez realizar novas descobertas e reforçar a Cooperação Brasil e França - acrescentou a estudante.


Segundo o professor das Ciências Agrárias da URI e coordenador do curso de Tecnologia em Agropecuária, Luis Pedro Hillesheim, a Pedagogia da Alternância das Casas Familiares Rurais é, atualmente, a dinâmica educacional de maior referência internacional regional, e que tem feito o maior número de intercâmbios internacionais de educandos e educadores. “Está se discutindo ampliação de espaços de intercâmbio também para acadêmicos das Ciências Agrárias, tanto do curso superior de Tecnologia em Agropecuária, bem como da

Agronomia”, explicou Hillesheim.

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