Pedagogia Parfor realiza Seminário de Projeto Integrador
Evento também focou na Experiência Socioprofissional dos estudantes
Os alunos do curso de Pedagogia, do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), da URI/FW, realizaram no dia 27, apresentações de seminários, nos quais socializaram os resultados das atividades do Projeto Integrador III e da Experiência Socioprofissional PED III.
O Programa Parfor/Capes tem como objetivo promover a melhoria da qualidade da educação básica, ampliando as oportunidades de formação dos profissionais da área. Além disso, busca garantir a apropriação da cultura, dos valores, dos conhecimentos e das práticas educacionais, em espaços formais e não formais.
A coordenadora do curso de Pedagogia da URI/FW, Rosane Ferrari, destaca o Projeto Integrador, que envolve os acadêmicos nos diversos componentes do semestre, inserindo-os no ambiente de formação profissional e promovendo a reflexão sobre conceitos e metodologias essenciais para o desenvolvimento de um estudo integrador e interdisciplinar. “A Experiência Socioprofissional, por sua vez, foi planejada e executada pelos acadêmicos, que aplicaram metodologias relacionadas ao processo de aprender e de ensinar”, explica Rosane.
Para a professora Letícia Zanella, que ministrou o Projeto Integrador PED III, os acadêmicos realizaram uma prática inclusiva de letramento, em turmas de segundos e terceiros anos, do Ensino Fundamental – anos iniciais, em que puderam vivenciar experiências com alunos inclusos no processo de alfabetização. “Desde o diagnóstico da realidade, o planejamento e a aplicação prática, mobilizaram os conhecimentos teóricos das disciplinas do curso de Pedagogia, aliando-os ao contexto das escolas. Consideramos de fundamental importância a realização dessa prática, para uma formação de professores qualificada, com pedagogos capazes de atuar frente à realidade social”, enfatiza a docente.
De acordo com a professora Maraclei Serres Gambin, a ludicidade desempenha um papel crucial no processo de aprendizagem das crianças, pois integra o prazer do brincar com o desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e sociais.
– Na disciplina de Experiência Socioprofissional III, foi desenvolvida a prática com uma turma do 1º ano do Ciclo de Alfabetização. A atividade consistiu na elaboração, confecção e aplicação de um jogo voltado à leitura e escrita, utilizando estratégias lúdicas para estimular o interesse das crianças pela aprendizagem. Por meio do jogo, buscamos promover a associação entre palavras e imagens, além de incentivar a interação e o trabalho em grupo. Essa experiência permitiu que os acadêmicos percebessem como as práticas lúdicas tornam o aprendizado mais dinâmico e significativo, facilitando o desenvolvimento da leitura e escrita de forma prazerosa e eficaz. A ludicidade demonstrou ser uma ferramenta pedagógica poderosa, contribuindo para um processo de ensino-aprendizagem mais inclusivo e envolvente – destacou Maraclei.
O seminário foi fundamental para que os estudantes/docentes pudessem compartilhar suas experiências, vivências e os projetos desenvolvidos e implementados no decorrer do semestre. O encontro oportunizou a construção de conhecimentos, estimulou reflexões e contribuiu para alicerçar e edificar os contextos pedagógicos inovadores.