Pedagogia Parfor realiza Seminário de Projeto Integrador

Evento também focou na Experiência Socioprofissional dos estudantes

Frederico Westphalen
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Adriana Folle
28/11/2024

Os alunos do curso de Pedagogia, do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), da URI/FW, realizaram no dia 27, apresentações de seminários, nos quais socializaram os resultados das atividades do Projeto Integrador III e da Experiência Socioprofissional PED III.


O Programa Parfor/Capes tem como objetivo promover a melhoria da qualidade da educação básica, ampliando as oportunidades de formação dos profissionais da área. Além disso, busca garantir a apropriação da cultura, dos valores, dos conhecimentos e das práticas educacionais, em espaços formais e não formais.


A coordenadora do curso de Pedagogia da URI/FW, Rosane Ferrari, destaca o Projeto Integrador, que envolve os acadêmicos nos diversos componentes do semestre, inserindo-os no ambiente de formação profissional e promovendo a reflexão sobre conceitos e metodologias essenciais para o desenvolvimento de um estudo integrador e interdisciplinar. “A Experiência Socioprofissional, por sua vez, foi planejada e executada pelos acadêmicos, que aplicaram metodologias relacionadas ao processo de aprender e de ensinar”, explica Rosane.


Para a professora Letícia Zanella, que ministrou o Projeto Integrador PED III, os acadêmicos realizaram uma prática inclusiva de letramento, em turmas de segundos e terceiros anos, do Ensino Fundamental – anos iniciais, em que puderam vivenciar experiências com alunos inclusos no processo de alfabetização. “Desde o diagnóstico da realidade, o planejamento e a aplicação prática, mobilizaram os conhecimentos teóricos das disciplinas do curso de Pedagogia, aliando-os ao contexto das escolas. Consideramos de fundamental importância a realização dessa prática, para uma formação de professores qualificada, com pedagogos capazes de atuar frente à realidade social”, enfatiza a docente.


De acordo com a professora Maraclei Serres Gambin, a ludicidade desempenha um papel crucial no processo de aprendizagem das crianças, pois integra o prazer do brincar com o desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e sociais.


– Na disciplina de Experiência Socioprofissional III, foi desenvolvida a prática com uma turma do 1º ano do Ciclo de Alfabetização. A atividade consistiu na elaboração, confecção e aplicação de um jogo voltado à leitura e escrita, utilizando estratégias lúdicas para estimular o interesse das crianças pela aprendizagem. Por meio do jogo, buscamos promover a associação entre palavras e imagens, além de incentivar a interação e o trabalho em grupo. Essa experiência permitiu que os acadêmicos percebessem como as práticas lúdicas tornam o aprendizado mais dinâmico e significativo, facilitando o desenvolvimento da leitura e escrita de forma prazerosa e eficaz. A ludicidade demonstrou ser uma ferramenta pedagógica poderosa, contribuindo para um processo de ensino-aprendizagem mais inclusivo e envolvente – destacou Maraclei.


O seminário foi fundamental para que os estudantes/docentes pudessem compartilhar suas experiências, vivências e os projetos desenvolvidos e implementados no decorrer do semestre. O encontro oportunizou a construção de conhecimentos, estimulou reflexões e contribuiu para alicerçar e edificar os contextos pedagógicos inovadores.


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