Pedagogia Parfor realiza seminário de socialização de Projeto Integrador e Experiência Socioprofissional

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
13/12/2023

Os alunos de Pedagogia, Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, realizaram, no dia 6, apresentações de seminários de socialização das atividades Projeto Integrador I e da Experiência Socioprofissional PED I.


O programa Parfor é conduzido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que objetiva proporcionar avanços na qualidade da educação básica, ampliando as oportunidades de formação dos profissionais do ensino e garantir a apropriação progressiva da cultura, dos valores, dos conhecimentos e práticas.


Destaca-se o Projeto Integrador, no envolvimento com os demais componentes do semestre, inserindo o acadêmico no ambiente de formação profissional, introduzindo conceitos e metodologias para o desenvolvimento de um estudo integrador e interdisciplinar. A Experiência Socioprofissional I foi elaborada pelos acadêmicos, que aplicaram metodologias concernentes a práxis educacional.


De acordo com a professora Dilvana Zanatta, que ministrou o componente de PI, o seminário foi um momento ímpar para os professores e alunos. "Fechar o semestre e poder compartilhar tantos saberes e experiências, em uma única noite foi maravilhoso. Cada aluno em seu espaço escolar, pode contribuir para a construção de uma educação onde professor e aluno são protagonistas da sua formação", destacou Dilvana.


Para a professora Natana Fussinger, que ministrou a disciplina de Experiência Socioprofissional, a disciplina oportunizou o contato dos acadêmicos de Pedagogia com as escolas de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. "Como docente da turma, percebo que a socialização dos trabalhos acerca da Prática Literária realizada nestes espaços educativos, revelou o engajamento e o comprometimento dos acadêmicos com a educação das crianças", contou a professora.


O momento foi importante para os estudantes compartilharem suas experiências, vivências, projetos elaborados e executados no ambiente educacional, proporcionando mudanças de conceitos, reflexões e construções pedagógicas, auxiliando e edificando a identidade e a

profissionalidade docente.

Confira as imagens: