Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Pedagogia promove atividades de extensão nas Brinquedoteca do Hospital Divina Providência e da URI/FW

As atividades dos projetos de extensão do curso de Pedagogia da URI/FW “Música no hospital: vida, humanidade e encantamento” e “Brinquedoteca Universitária: laboratório de vivências lúdico-pedagógicas” iniciaram neste mês de agosto. O curso possui a Brinquedoteca Hospitalar no Hospital Divina Providência e, consciente da importância da ludicidade na vida do ser humano, se propõe a desenvolver atividades com as crianças.
Segundo as pesquisas do curso, o ambiente hospitalar provoca, muitas vezes, desconforto, angústia e medo, e a criança, em muitas situações, torna-se apreensiva, chora, teme o que irão realizar com ela, nos diversos protocolos hospitalares. Assim, a socialização da criança no hospital é um grande desafio, demandando o entendimento das relações contemporâneas entre o ser humano, o cuidado, a atenção e o carinho.
Nesse contexto, a música e suas características de inserção na cultura e no cotidiano das pessoas podem ser importante aliada aos programas que pretendem um atendimento mais humano. O primeiro projeto extensionista, “Música no hospital: vida, humanidade e encantamento”, é desenvolvido pela professora Juliane Cláudia Piovesan e a bolsista Nicole Nardino, e tem a proposta de realizar atividades musicais no hospital. Assim, a proposta desse projeto extensionista é a ludicidade através da música. O brincar, por sua vez, contribui para amenizar as angústias e os medos da criança no período de hospitalização.
Outro projeto, “Brinquedoteca Universitária: laboratório de vivências lúdico-pedagógicas”, é desenvolvido desde 2013 pela professora e coordenadora do curso, Rosane de Fátima Ferrari, e neste momento conta com o auxílio da acadêmica-bolsista Diuvana Sommer da Silva. O objetivo é promover o espaço da Brinquedoteca como um laboratório de estudo, pesquisa e extensão para acadêmicas da graduação, professores da instituição, bem como para a comunidade atendida pela universidade, a fim de difundir a cultura lúdica.
As atividades realizadas na Brinquedoteca Universitária ocorrem na URI/FW e ressaltam a importância do brincar, da brincadeira, do jogo, para o desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da afetividade e da cognição, entre outras tantas experiências que a ludicidade proporciona.