Pedagogia promove seminário sobre Educação Infantil

Convidadas compartilharam com as acadêmicas suas trajetórias profissionais, experiências vividas e reflexões acerca da docência na Educação Infantil

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
23/10/2025

As acadêmicas do 4º semestre do curso de Pedagogia da URI/FW realizaram, no dia 22 de outubro, o seminário sobre Educação Infantil, uma atividade vinculada à disciplina Campos de Experiência na Educação Infantil I, ministrada pela professora doutora Juliane Cláudia Piovesan.


O encontro contou com a presença das professoras pedagogas Natana Fussinger, Lisangela Maria Manfio e Katiusse Gnoatto, que, com sensibilidade e propriedade, compartilharam com as acadêmicas suas trajetórias profissionais, experiências vividas e reflexões acerca da docência na Educação Infantil. As convidadas relataram desafios e conquistas de suas caminhadas como educadoras, abordando desde os primeiros passos na carreira até os aprendizados construídos no cotidiano escolar, marcados por afetos, descobertas e compromisso ético com a infância.


Durante suas falas, enfatizaram a importância da formação continuada como caminho essencial para o aperfeiçoamento da prática pedagógica e para a construção de uma docência reflexiva, consciente e comprometida com o desenvolvimento integral da criança. Destacaram também a necessidade de articular teoria e prática, compreendendo que ambas se entrelaçam na construção de saberes pedagógicos significativos e contextualizados.


As professoras reforçaram que a integração entre o cuidar e o educar constitui um dos pilares da atuação na Educação Infantil, uma vez que o cuidado não se separa do processo educativo, mas o complementa, sustentando vínculos de confiança e segurança emocional entre professor e criança. Ressaltaram ainda o valor da presença sensível e atenta do educador, que reconhece cada criança como sujeito de direitos, com cultura e experiências únicas.


Além disso, salientaram a importância dos vínculos afetivos com as crianças e suas famílias, destacando que a parceria e o diálogo com os responsáveis fortalecem o processo educativo e contribuem para o bem-estar e a aprendizagem dos pequenos.


Para a acadêmica Elisiane Casarin, as professoras enfatizaram a importância que as ações e intenções pedagógicas contribuem na construção de crianças mais seguras e confiantes de si. “Observando as diferentes infâncias de maneira única e compreendendo-as em todas suas singularidades, partindo de um olhar interno à nossa criança, para que assim posteriormente possamos perceber e entender as crianças que chegam até nós. Foram falas riquíssimas e que contribuíram na formação de nós professoras principalmente na importância de olhar para a educação infantil com sensibilidade e amor", enaltece a aluna.


A estudante Iara Ceratto destacou que a palestra com as pedagogas foi um momento enriquecedor para sua formação, mostrando que os desafios são diários, mas que com estudo, empatia, intencionalidade e jogo de cintura, é possível educar bebês e crianças pequenas respeitando as infâncias presentes.


Já Ângela Petrikoski ressaltou que a noite foi de grandes aprendizados, pois as professoras compartilharam muitos de seus conhecimentos e experiências, desde sua formação até o momento atual de suas carreiras. “Trouxeram a importância da criação de vínculos, do afeto, da comunicação com as famílias, entre muitos outros pontos essenciais para a educação infantil. Foi um momento muito importante para nós acadêmicas, pois com o que nos foi compartilhado podemos nos basear em excelentes profissionais para nossas futuras práticas”, ressalta a estudante.


Conforme a coordenadora do curso, Rosane Ferrari, momentos como este reforçam a importância da formação acadêmica e profissional do pedagogo, evidenciando a amplitude da atuação docente na Educação Infantil e a necessidade de aliar sensibilidade, conhecimento e prática educativa no cotidiano escolar, reconhecendo a infância como um tempo de encantamento, curiosidade, expressão e construção de saberes.

Confira as imagens: