Pedagogia promove Seminário sobre o Modelo TEACCH e AEE

Experiências Inclusivas em Diferentes Espaços foi o foco do evento

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
25/04/2025

O Curso de Pedagogia da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, promoveu o Seminário “Modelo TEACCH e AEE: Experiências Inclusivas em Diferentes Espaços”, organizado pelos acadêmicos do 3º semestre, no âmbito da disciplina Cultura, Diversidade e Inclusão na Educação, no dia 22 de abril.


O evento contou com a presença de dois convidados especiais que compartilharam suas experiências e conhecimentos na área da educação inclusiva: a professora Vanda Mari Gimenez Widmar, que abordou o tema AEE: Experiências Inclusivas em Diferentes Espaços, apresentando práticas pedagógicas que realiza no Atendimento Educacional Especializado, especialmente com crianças com deficiência. Sua fala foi enriquecida com exemplos práticos e vivências reais, aproximando os acadêmicos da realidade do trabalho inclusivo. E o professor Bruno Ficanha Basso, que explanou sobre o Modelo TEACCH (Treatment and Education of Autistic and Communication Handicapped Children), desenvolvido na década de 1960 por Éric Schopler e sua equipe, na Universidade da Carolina do Norte (EUA). O modelo foca em um ensino estruturado, com base na organização física do ambiente, estilos de aprendizagem, uso de agendas visuais, sistemas de trabalho, estruturas visuais e estratégias de comunicação para pessoas com autismo.


A acadêmica Elisiane de Bem Casarin relatou a importância do seminário. “A noite de hoje foi repleta de grandes aprendizagens e descobertas. A professora Vanda nos aproximou da realidade do AEE com muita sensibilidade, enquanto o professor Bruno nos apresentou com profundidade o Modelo TEACCH. Foram falas e experiências riquíssimas, que certamente marcarão nossa trajetória acadêmica e profissional”, disse a aluna.


O seminário oportunizou uma formação significativa aos futuros pedagogos, fortalecendo o compromisso do curso com a inclusão, a diversidade e a valorização das práticas pedagógicas acessíveis e humanizadas.


Confira as imagens: