Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Pedagogia promove Seminário sobre o Modelo TEACCH e AEE
Experiências Inclusivas em Diferentes Espaços foi o foco do evento

O Curso de Pedagogia da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, promoveu o Seminário “Modelo TEACCH e AEE: Experiências Inclusivas em Diferentes Espaços”, organizado pelos acadêmicos do 3º semestre, no âmbito da disciplina Cultura, Diversidade e Inclusão na Educação, no dia 22 de abril.
O evento contou com a presença de dois convidados especiais que compartilharam suas experiências e conhecimentos na área da educação inclusiva: a professora Vanda Mari Gimenez Widmar, que abordou o tema AEE: Experiências Inclusivas em Diferentes Espaços, apresentando práticas pedagógicas que realiza no Atendimento Educacional Especializado, especialmente com crianças com deficiência. Sua fala foi enriquecida com exemplos práticos e vivências reais, aproximando os acadêmicos da realidade do trabalho inclusivo. E o professor Bruno Ficanha Basso, que explanou sobre o Modelo TEACCH (Treatment and Education of Autistic and Communication Handicapped Children), desenvolvido na década de 1960 por Éric Schopler e sua equipe, na Universidade da Carolina do Norte (EUA). O modelo foca em um ensino estruturado, com base na organização física do ambiente, estilos de aprendizagem, uso de agendas visuais, sistemas de trabalho, estruturas visuais e estratégias de comunicação para pessoas com autismo.
A acadêmica Elisiane de Bem Casarin relatou a importância do seminário. “A noite de hoje foi repleta de grandes aprendizagens e descobertas. A professora Vanda nos aproximou da realidade do AEE com muita sensibilidade, enquanto o professor Bruno nos apresentou com profundidade o Modelo TEACCH. Foram falas e experiências riquíssimas, que certamente marcarão nossa trajetória acadêmica e profissional”, disse a aluna.
O seminário oportunizou uma formação significativa aos futuros pedagogos, fortalecendo o compromisso do curso com a inclusão, a diversidade e a valorização das práticas pedagógicas acessíveis e humanizadas.