Pedagogia realiza atividade com familiares de estudantes

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
06/06/2023

Os alunos do curso de Pedagogia da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, realizaram, durante o mês de maio, uma atividade com suas famílias, em que pais e avós foram convidados a relatar suas experiências de vida. A ação esteve relacionada à disciplina de Educação em Ciências Humanas: Concepções Teórico-Metodológicas, ministrada pela professora Juliane Claudia Piovesan.


De acordo com a professora Juliane, os momentos, registrados em vídeos, intensificaram os saberes da história, mostrando experiências vividas pelos familiares. “As narrativas trouxeram memórias, relatando as brincadeiras, o processo escolar, as atividades que realizavam, os medos e dificuldades, as boas lembranças, o trabalho e o tempo vivenciado em uma época. Essas histórias foram refletidas em aula e comparadas com o tempo atual, destacando as mudanças que ocorreram. Os pais e avós, no momento da gravação, se sentiram valorizados, pois estariam em um trabalho da universidade, gravando com carinho e total disponibilidade. Para as acadêmicas, foi importante ouvir e refletir sobre as memórias, trazendo saberes para a vida pessoal e para o futuro enquanto docentes”, explica.


A professora também comenta que ouvir as histórias dos pais e avós foi relembrar narrativas da família, de caminhos trilhados, de boas recordações e momentos de dificuldades. “Na disciplina, a iniciativa foi muito importante, pois precisamos aprender com o passado para entendermos e refletirmos o hoje, com a valorização e cultivo das narrativas dos que vieram antes”, acrescenta Juliane.


Os pais e avós participantes foram Carmelinda Quevedo, Valdomiro Nunes, José Tiago Reichembach, Olivia Ferreira do Nascimento e Lorena Marilei do Nascimento, Adriana Sommer e Claudio da Silva, Sérgio de Oliveira e Solange Brignoni, Neiva Zanatta Marion, Roberto Spiça, Zelair Lima dos Passos e Jesus Pereira Bueno.