VLibras

Pedagogia realiza bancas de defesa de trabalhos de conclusão de curso

URI FW
Imagem Notícia

Gherusa Cassol - Assessoria de Imprensa URI/FW
20/07/2018

Os acadêmicos formandos do curso de Pedagogia passaram por uma importante etapa na busca pela formação profissional e acadêmica. Nos dias 09, 11 e 12 de julho, os estudantes do 7º semestre do curso participaram das bancas de defesa de TCC, os tradicionais e reflexivos Trabalho de Conclusão de Curso. Os temas abordados trataram de diferentes assuntos, mostrando a amplitude alcançada pela formação e interesse de cada futuro pedagogo.

 

Confira a lista de trabalhos apresentados e os autores de cada pesquisa:

- Ana Claudia de Quadros Fontoura: “Funções cognitivas da aprendizagem: implicações reflexivas a partir de Jean Piaget e Lev S. Vygotsky”;

- Bruna Duarte Dalcero: “Educação do Campo: formação do professor e práticas pedagógicas”;

- Bruna Luisa Signori: “Educação Infantil: incluindo crianças com deficiência”;

- Cálita Raíssa Araujo de Lima: “A pedagogia de projetos e o processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil”;

- Cassinéli Aparecida Reis Borba: “Aspectos Psicossociais do Desenvolvimento Infantil: O papel do Homem e da Mulher na Formação Integral do Sujeito e o Direito Educativo”;

- Fabiana Vicente: “A música como uma ferramenta pedagógica e a sua influência no desenvolvimento infantil”;

- Fabiane Polesso da Silva: “Filosofia para/com crianças: um estudo a partir do método de Matthew Lipman”;

- Helena Ozilda Albarello: “Estudo neurocientífico sobre as influências das emoções no desenvolvimento integral da criança pré-escolar”;

- Josefa Alice Kempka: “Uma relação de colaboração: o papel do gestor, do professor e da família no processo inclusivo do aluno com deficiência”;

- Keiti Suelen de Azevedo Florencio: “O papel dos gestores escolares na democratização do projeto político pedagógico: participação e democracia”;

- Laurie Vedorato Medeiros: “A infraestrutura escolar e suas intervenções nas atividades escolares”;

- Magdieli Franco Martins: “A metodologia triangular como caminho de criação na Educação Infantil”;

- Maria Juliana Padilha Vicentini: “Relação vincular professor-aluno no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental: Interfaces com a práxis pedagógica”;

- Marinês da Silva: “Os cinco sentidos na aquisição da leitura e da escrita”; e

- Natieli  Tavares de Miranda: “Ações lúdico-pedagógicas no desenvolvimento e na aprendizagem infantil”.

 

Segundo a Coordenadora do curso de Pedagogia, professora Rosane Ferrari, “esse é um importante passo na vida acadêmica, pois mostra o trabalho construído através da pesquisa e busca pelo conheci

Confira as imagens: