Pedagogia realiza diálogo com egressos

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
10/03/2022

O curso de Pedagogia da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, promoveu nesta quarta-feira, 9, um encontro com os egressos Bruno Ficanha Basso e Édiga Raiana Borges Locatelli. O momento fez parte das atividades da disciplina de Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – 4° e 5° anos, orientada pela professora Juliane Cláudia Piovesan.


Segundo estudos realizados no curso, durante o espaço/tempo do estágio são reveladas as inquietações, descobertas, certezas e incertezas, momento em que se descortinam as problematizações de um cenário complexo e de busca de soluções, num movimento de reflexão-ação-reflexão. Assim, o momento intencionou refletir sobre o estágio com 4° e 5° anos, no qual os egressos, atualmente docentes, colocaram o contexto da prática de estágio realizada, o planejamento, a relação com as crianças, as perspectivas que tinham e a realidade que se apresentou.


A acadêmica Letícia Bonafé Duarte comenta que o momento proporcionou um compartilhar de experiências, auxiliando as acadêmicas do curso que farão em breve seus estágios. Segundo a professora Juliane, o Estágio Curricular Supervisionado é uma dimensão extremamente importante na formação profissional do licenciando, na atitude investigativa, na pesquisa, na organização, no planejamento e na construção de conhecimentos. “São alicerces para a construção de uma prática pedagógica adequada ao contexto educativo e o diálogo com os egressos auxiliou nessas reflexões e posteriormente na prática das acadêmicas”, explica.

Confira as imagens: