Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Pedagogia realiza seminário com docentes da Educação Infantil

O curso de Pedagogia da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, promoveu, na segunda-feira, 16, um seminário com docentes da Educação Infantil, como parte da disciplina de Campos de Experiência na Educação Infantil I. O evento foi orientado pela professora Juliane Cláudia Piovesan e objetivou discorrer sobre a docência, a prática pedagógica para bebês e crianças bem pequenas.
Participaram desse diálogo, as professoras Caroline Beatris Mallmam, Jaqueline Freo e Kelly Boeno, que proporcionaram aprendizagens significativas. As professoras destacaram a prática realizada, sempre pontuando a importância da teoria, do planejamento e da relação com a criança e com a família. Mostraram, também, materiais didáticos e como realizam as atividades no processo de ensinar e de aprender.
O momento intencionou refletir sobre os Campos de Experiências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo de grande valia para o processo educativo das acadêmicas. Segundo a estudante Vitória Ferraz, o seminário foi de suma importância.
“Abriu novos horizontes e expectativas a partir do contato com a realidade e o amor pela educação que as professoras compartilharam. Percebemos o processo de planejamento, o lúdico e o saber trabalhar os distintos momentos do processo educativo da Educação Infantil”, comenta.
A professora Juliane destacou que foi um momento de aprender com os saberes da prática, um diálogo importante com professoras da Educação Infantil, conectando com a teoria aprendida na disciplina. É fundamental a relação universidade e Educação Básica para o aprendizado das acadêmicas, sendo um caminho permanente.