Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Pedagogia realiza Seminário de Inclusão
O VII semestre do Curso de Pedagogia, juntamente com a coordenadora do curso, Juliane Claudia Piovesan, realizou no último dia 09, o Seminário Vivências na Educação Inclusiva, que contou com a presença da convidada Joana Mazonetto e sua mãe Aline Mazonetto, também professora, além da presença da professora Juliana Inês Simon, que atua na rede de ensino e possui um aluno com deficiência.
O objetivo do seminário foi conhecer como foi a trajetória de vida de Joana na escola, na convivência com os colegas e na relação com os professores no processo de ensino e aprendizagem. A mãe, Aline Mazonetto, conta que desde o início a filha foi bem aceita na escola e todos os professores sempre buscaram maneiras para promover a sua aprendizagem de acordo com suas limitações.
Hoje, Joana, que possui perda auditiva, tem uma vida normal, convive com os colegas, interage e participa igualmente de todas as atividades na escola. Joana contou ainda que adora dançar balé, ler e estar com as colegas de aula.
A professora Juliana, acadêmica do Curso de Pedagogia (Parfor), destaca que sua trajetória com alunos com diversas deficiências ocorre basicamente todos os anos. "Para trabalhar com os mesmos é preciso ter amor e conhecimento, perceber o que de melhor possuem, independente de suas características, pois todos precisam receber atenção e amor. São pessoas que lutam para conseguir um espaço digno e significativo, que possibilite viver em ambientes com respeito e compreensão, oferecendo no contexto escolar que participarem a inclusão para a aprendizagem dos mesmos em aprender", destacou a professora.
Em relação ao planejamento dos professores que atuam nesta área, a docente afirmou que os mesmos precisam perceber com um olhar mais amplo, conhecer a realidade de vida de todos, para, posteriormente, oferecer um planejamento que envolva a todos de maneira participativa e inclusiva.
Os organizadores e participantes do evento avaliaram o mesmo com um momento de muita aprendizagem, destacando que todas as pessoas que possuem alguma deficiência precisam encontrar suas potencialidades e ajudadas a encontrar seu espaço para a felicidade e a construção da possibilidade de sempre viver melhor na sociedade.