Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilhas
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Pedagogia realiza Seminário e Análise da prática docente
O curso de Pedagogia realizou no dia 28 de novembro, o Seminário e Análise da prática docente. O evento teve como objetivo socializar as práticas e materiais construídos nos estágios supervisionados da Educação Infantil e dos Anos Iniciais. Os estágios têm como orientadoras as professoras Alessandra Tiburski Fink, Elisabete Andrade, Sara Dagios e Vildes Mulinari Gregolon.
Muitas atividades foram desenvolvidas no encontro. Uma delas foi o musical da Família Addams, baseado na obra de Charles Addams, escrito por Mashall Briickman e Rick Elice e adaptado por Paulo Henrique Cadoná. O espetáculo tem como professor, o acadêmico de Pedagogia, Paulo Henrique Cadoná e conta com os alunos das oficinas de teatro e de audiovisual da Escola Estadual de Ensino Fundamental Conselheiro Edgar de Marques Mattos. O musical foi desenvolvido através do Programa Escola Aberta para a Cidadania.
Após, os acadêmicos, docentes e convidados participaram da Mostra dos Materiais Pedagógicos confeccionados e desenvolvidos nos estágios.
De acordo com a professora Juliane Piovesan, Coordenadora do curso, “o estágio é um momento singular no Curso de Pedagogia, porque possibilita ao acadêmico compreender o processo das práticas institucionais e das ações empreendidas no cotidiano educativo, preparando o licenciando para a inserção profissional. O estágio permite a formação profissional reflexiva, que valoriza os saberes da prática docente, por meio da reflexão e análise do saber teórico e prático”.
Segundo a professora, é nesse processo que os acadêmicos se constituem docentes, relacionando a teoria e a prática, vivendo e aprendendo no cotidiano, com seres humanos que trazem vidas e novos saberes.