Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Pedagogia realiza visita a Instituições Educacionais e Culturais da região
No decorrer dos meses de abril e maio, os acadêmicos do Curso de Pedagogia da URI-FW realizaram visitas de estudos a Instituições Educacionais e Culturais, fazendo parte da disciplina de Campo Profissional PED C, sob a orientação da Professora Ms. Rosane de Fátima Ferrari.
As atividades realizadas tiveram o intuito de oportunizar aos acadêmicos do Curso de Pedagogia, o conhecimento da Educação Popular e suas formas e condições de desenvolvimento, bem como identificar a relação entre teoria e prática na formação do cidadão.
Dentre os locais visitados pelos docentes e discentes, destacam-se: Aldeia Indígena e Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Rio dos Índios - Vicente Dutra/RS; Projeto Criança do Futuro – Seberi/RS; Vinícola Ametista e Ametista Parque - Ametista do Sul/RS; e Associação de Mulheres Filhas da Luz - Cristal do Sul/RS.
Avaliação dos acadêmicos:
“A partir da visita pode se perceber a relação de colaboração e troca de saberes, os quais possibilitam uma nova visão de educação, relacionada com a cultura do povo indígena e as experiências vividas no cotidiano da aldeia”. - Alexandra Poletti.
“A visita ao Projeto, corresponde a uma nova perspectiva social, tendo como objetivo inserir crianças carentes no turno inverso da escola a uma profissionalização, certamente foi muito relevante para a formação de cada um enquanto futuro professor. Ao conhecer a importância desse projeto, compreende-se o quanto o mesmo é capaz de transformar a realidade social através do compromisso educativo”. - Natana Fussinger
“Através de experiências como estas, enquanto acadêmicos, podemos conhecer espaços escolares e não escolares da nossa região, bem como profissionais de diferentes áreas, que levam informações aos turistas sobre o município, sua história, formação e produção, ampliando assim nossos conhecimentos em relação aos aspectos culturais, regionais e sociais”. - Letícia Zanella.
“Foi importante para a formação de cada um, enquanto futuro profissional da educação, pois oportunizou conhecimento de outras culturas, permitindo uma visão mais ampla sobre a realidade regional, suas crenças e costumes. A associação de Mulheres está voltada para ajudar a comunidade, onde estão inseridas, a partir do uso de plantas medicinais, na fabricação de elixir, xaropes, pomadas, visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas, que ali residem”. - Luana Fussinger.