Pedagogia realiza visita a Instituições Educacionais e Culturais da região

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação - URI/FW
08/06/2015

No decorrer dos meses de abril e maio, os acadêmicos do Curso de Pedagogia da URI-FW realizaram visitas de estudos a Instituições Educacionais e Culturais, fazendo parte da disciplina de Campo Profissional PED C, sob a orientação da Professora Ms. Rosane de Fátima Ferrari.


As atividades realizadas tiveram o intuito de oportunizar aos acadêmicos do Curso de Pedagogia, o conhecimento da Educação Popular e suas formas e condições de desenvolvimento, bem como identificar a relação entre teoria e prática na formação do cidadão.


Dentre os locais visitados pelos docentes e discentes, destacam-se:  Aldeia Indígena e Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Rio dos Índios - Vicente Dutra/RS; Projeto Criança do Futuro – Seberi/RS; Vinícola Ametista e Ametista Parque - Ametista do Sul/RS; e Associação de Mulheres Filhas da Luz  - Cristal do Sul/RS.



Avaliação dos acadêmicos:

“A partir da visita pode se perceber a relação de colaboração e troca de saberes, os quais possibilitam uma nova visão de educação, relacionada com a cultura do povo indígena e as experiências vividas no cotidiano da aldeia”. - Alexandra Poletti.

“A visita ao Projeto, corresponde a uma nova perspectiva social, tendo como objetivo inserir crianças carentes no turno inverso da escola a uma profissionalização, certamente foi muito relevante para a formação de cada um enquanto futuro professor. Ao conhecer a importância desse projeto, compreende-se o quanto o mesmo é capaz de transformar a realidade social através do compromisso educativo”.  - Natana Fussinger
 


“Através de experiências como estas, enquanto acadêmicos, podemos conhecer espaços escolares e não escolares da nossa região, bem como profissionais de diferentes áreas, que levam informações aos turistas sobre o município, sua história, formação e produção, ampliando assim nossos conhecimentos em relação aos aspectos culturais, regionais e sociais”
. - Letícia Zanella.


“Foi importante para a formação de cada um, enquanto futuro profissional da educação, pois oportunizou conhecimento de outras culturas, permitindo uma visão mais ampla sobre a realidade regional, suas crenças e costumes. A associação de Mulheres está voltada para ajudar a comunidade, onde estão inseridas, a partir do uso de plantas medicinais, na fabricação de elixir, xaropes, pomadas, visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas, que ali residem”.
- Luana Fussinger.
 

Confira as imagens: