Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Perspectivas do Direito Penal Contemporâneo é tema de Semana Acadêmica
Programação organizada pelo curso de Direito da URI/FW foi desenvolvida em cinco dias

O Curso de Direito promoveu a 24ª Edição do seu Seminário Jurídico de Extensão Universitária, entre os dias 22 e 26 de maio, que neste ano teve como temática as Novas Perspectivas do Direito Penal Contemporâneo. Foram cinco dias de estudos voltados aos mais diversos assuntos do Direito Penal, possibilitando ao acadêmico a atualização de temas relevantes na área jurídica.
Abrindo o evento, no dia 22, a palestrante foi a promotora de Justiça, Michele Taís Dumke Kufner, que explanou sobre “Investigação Criminal e o Caso Rafael”. No dia seguinte, 23, a temática foi sobre “A busca pessoal e domiciliar na visão do STF e do STJ”, com o juiz-corregedor do Tribunal de Justiça do RS, Max Akira Senda de Brito. Além disso, “A experiência da Polícia Civil do Rio Grande do Sul na mediação de conflitos” foi o assunto da palestra do dia 24, com o comissário de polícia, Moysés Lopes Prates. Esta palestra contou como debatedores com a participação da delegada regional, Aline Dequi Palma, e do delegado de Rodeio Bonito, Gustavo Fleury, além de delegados de polícia da região e escrivães.
Integrando a programação, no dia 25, o evento foi através do canal do Youtube do Curso de Direito, com o professor e advogado, Milton Gustavo Vasconcelos, que abordou o tema “A fundação da Universidade de Bolonha e o direito moderno”. Encerrando o Seminário Jurídico, no dia 26, também através do canal do Curso de Direito no Youtube, foi tratado sobre “Resolução N. 484 /22 do CNJ: novas diretrizes para o reconhecimento de pessoas”, com o pesquisador, Gustavo Noronha de Ávila.
De acordo com o coordenador da graduação na URI/FW, Pablo Henrique Caovilla Kuhnen, o Seminário Jurídico deste ano manteve a tradição de ser um evento regional – com a presença de um bom número de pessoas –, e que possibilita a atualização dos operadores do direito, em especial dos acadêmicos.