Pesquisa e extensão: URI deseja boas-vindas para professores e bolsistas

URI FW
Imagem Notícia

Direção Acadêmica - URI/FW
04/08/2015


Iniciaram ontem, 03, as atividades dos projetos aprovados nos editais: Edital 03 – PIBIC/CNPq – PIBITI/CNPq – PIIC/URI – REDES/URI – URI/MEMÓRIA – PROBIC/URI, Edital 08 - PIBIC-EM-CNPq, Edital 10 – FAPERGS e Edital 04-2015 – bolsas com as bolsas de extensão.


Ao todo, entre projetos que foram renovados por mais um ano e projetos que estão aprovados para seu início somam: projetos FAPERGS: 8 projetos, PIIC/URI: 48 projetos, REDES/URI: 12 projetos, PIBIC/CNPq:11 projetos, PIBITI/CNPq: 2 projetos, MEMÓRIA: 2 projetos, PROBIC: 20 projetos indicados com bolsistas voluntários, 14 projetos de extensão e ainda PIBIC-EM: 49 projetos.


Destaca-se que a Pesquisa, definida como princípio científico e educativo, constitui-se no desafio essencial da universidade e da educação nos tempos atuais. Institucionalizada através do Par. 438.03/CUn/96, é a matéria prima do ensino e do conhecimento. Como princípio educativo, é uma das bases da educação emancipatória, ou seja, o questionamento crítico e criativo da realidade.


As políticas de pesquisa da URI preveem o desenvolvimento de pesquisas de qualidade pela qualificação de grupos de excelência, incentivo à pesquisa multidisciplinar, transferência de tecnologia, divulgação da produção, integração entre Pesquisa, Ensino de Graduação e Pós-Graduação e Extensão.


Na URI, a responsabilidade pela regulamentação,  gestão e avaliação da pesquisa envolve a PROPEPG, o CIAP – Comitê Institucional de Avaliação de Projetos de Pesquisa, o CEP – Comitê de Ética em Pesquisa, o CEUA – Comissão de Ética no Uso de Animais, os Grupos de Pesquisa, os Departamentos, as Direções de Câmpus e os pesquisadores.


Ainda, ao longo de sua existência, vem envidando esforços, no sentido de melhorar a sua participação junto às comunidades nas áreas urbanas e rurais, por entender que extensão universitária é um processo educativo, cultural e científico, que articula o ensino e a pesquisa de forma indissolúvel, viabilizando uma relação transformadora entre Universidade e Sociedade.


Para a URI, a função de uma universidade cidadã, comunitária e multicampi é dialogar criticamente com as comunidades, valorizando seus saberes e incorporando seus problemas e demandas a processos de produção de conhecimento e de intervenção socialmente referenciados, a fim de garantir o acesso das comunidades, principalmente das excluídas, a bens culturais, científicos e econômicos, artísticos e tecnológicos.


Os projetos de extensão são um conjunto de ações processuais contínuas, de caráter comunitário, educativo, cultural científico, científico e tecnológico vinculados a programas. Os projetos podem ou não estar vinculados a Programas de Extensão. Os projetos vinculados são de caráter permanente, enquanto que os não vinculados são temporários.


As propostas de ações de Extensão t

Confira as imagens: