Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Pesquisa e Produção foi tema de Aula Inaugural
O Programa de Pós-Graduação em Educação recomeçou as atividades letivas com importante reflexão sobre Pesquisa e Produção na Pós-Graduação, desafio maior dos Cursos Stricto Sensu.
A palestra foi conduzida pelo professor Dr. Altair Fávero da UPF, na noite da última sexta-feira, dia 20, cuja trajetória na pesquisa e produção possibilitou interagir com os presentes, realçando a importância, o rigor, a qualidade social e o compromisso ético das publicações.
A construção do conhecimento pela via da pesquisa auxilia, diz Altair, a interpretar a realidade e a transformá-la.
Repercussões
Para o mestrando Tharles Gabriele Cauduro, a palestra foi ótima, atingindo suas expectativas. Foram mencionados de forma clara e objetiva os pontos principais da pesquisa alicerçados nas situações do dia a dia, bem como exemplos de como adquirir hábitos e rotinas diárias de estudo.
A representante discente do PPGEDU, Hildegard Susana Jung salientou que “A Aula inaugural foi um grande presente para nós, mestrandos, pois fechou com chave de ouro a programação do dia, que pela manhã já havia sido extremamente proveitoso, ensinando-nos os 'segredos' do Lattes. O professor Altair, além de alertar-nos para a questão do conhecimento (diferente da informação) e da sabedoria, apontou a questão da qualidade em nossas produções, ainda que haja uma grande pressão neste sentido em todas as universidades. Em suas palavras: "Qualificar a quantidade e não quantificar a qualidade".
Para a pós-graduanda em Docência no Ensino Superior Janaíne Souza Gazzola “A palestra foi esclarecedora, para o crescimento dos alunos. Incentivou a Cursar o Mestrado”.
Na abertura, a professora Dra. Silvia Regina Canan, Diretora Geral prestigiou o evento e os presentes foram saudades pela professora Dra. Edite Maria Sudbrack.
Ciência com Arte
O encontro teve a participação da pedagoga Naiara Andreatto, que brindou a todos com sua arte musical.