Pesquisa realizada por acadêmicos da URI é destaque na imprensa

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Gherusa Cassol - Assessoria de Comunicação URI/FW
26/01/2018

Uma pesquisa realizada por um grupo de acadêmicos do curso de Pós-Graduação MBA em Marketing Estratégico e Vendas da URI/FW foi destaque esta semana na edição impressa da última quarta-feira, 24 de janeiro do jornal O Alto Uruguai.


O trabalho teve como objetivo identificar como está o atendimento do comércio na cidade de Frederico Westphalen.


O professor Gilson Panosso, Coordenador do curso de MBA em Marketing Estratégico e Vendas, diz que “a publicação do resultado da pesquisa no jornal é uma exposição do trabalho e mostra a confiabilidade da nossas Pós, uma vez que a MBA tem este diferencial de relacionar a teoria e prática, na prática”.


Em contato com o jornal, nos foi cedido na íntegra o texto produzido pela jornalista Letícia Waldow, para publicação na página oficial da URI/FW.


Confira a reportagem:


Você está satisfeito com o atendimento no comércio?


Pesquisa com consumidores frederiquenses avalia cortesia dos atendentes, conhecimento sobre os produtos, entre outros temas

Letícia Waldow
site@oaltouruguai.com.br


Na era da internet, marcada pela forte concorrência e o livre mercado, as empresas recorrem à criatividade como forma de atrair a preferência dos clientes. Para aquelas que atuam no varejo, um dos aspectos mais importantes é o atendimento. Quando um cliente sai de casa disposto a comprar algo, ele espera receber o melhor pelo dinheiro que irá gastar e, além de observar se o produto está de acordo com a sua expectativa, o atendimento recebido dentro da loja pode ser decisivo.


Para avaliar o nível de satisfação dos consumidores frederiquenses em relação ao atendimento no comércio, alunos do curso de MBA em Marketing e Vendas da URI/FW realizaram uma pesquisa envolvendo cerca de 300 pessoas – em novembro do ano passado. Dos respondentes da pesquisa, 79,4% são moradores de FW e os demais estão fracionados entre os municípios da região ou outros Estados. Destes, 45,8% têm entre 18 a 29 anos e 40,5% com idade entre 30 e 49 anos. Com 50 anos ou mais representam 10,7% dos respondentes. Do grupo até 17 anos, apenas 3% responderam. De acordo com o coordenador do MBA em Marketing Estratégico e Vendas da URI/FW, mestre em Gestão Empresarial e especialista em Marketing, Gilson Panosso, a informação gerada sobre a realidade da economia local e os dados obtidos através dos estudos do curso podem ser aproveitado pelo empresariado para melhor elaboração das estratégias, visto que o primeiro passo é conhecer a realidade em que estamos vivendo, conhecer o comportamento do nosso público consumidor.


Influência do atendimento na hora da compra


Questionados se o atendimento influencia na decisão de em qual loja fazer compras, 99% afirmaram que sim. Resultado semelhante foi apresentado para a questão que avaliava se tinham a sua decisão afetada pelo comentário de amigos e parentes, sendo que 91,3% confirmaram ser influenciados. Por outro lado, 92% dos respondentes afirmaram que já realizaram indicação de uma empresa pelo atendimento recebido.


Para uma consumidora frederiquense de 29 anos – que preferiu não s

Confira as imagens: