Pesquisa sobre Políticas Públicas e Cooperativismo é desenvolvida na região

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação - URI
08/08/2014


A pesquisa intitulada “As Políticas Públicas de Cooperativismo na Região do Médio Alto Uruguai” vem sendo desenvolvido na Região Médio Alto Uruguai. Aprovada no Edital 016/2012 e apoiada pela Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos – FDRH e Fundação de Amparo a Pesquisa do Rio Grande do Sul – FAPERGS, a pesquisa é executada pela bolsista Jaqueline Patrícia Silveira e coordenada pelo prof. Dr. Sandro Rogério Giacomelli. Fazem parte da equipe ainda o prof. Msc Gelson Pelegrini, prof. Msc Luis Pedro Hillesheim e Edivane Colombo.


A pesquisa procura compreender, refletir e ampliar as políticas públicas de cooperativismo na Região do Médio Alto Uruguai, vinculadas ao contexto de cultura e de desenvolvimento local. A base deste estudo é analisar de que forma as políticas públicas são incorporadas a pluralidade de saberes técnicos e populares que contribuam com a melhoria na eficácia e eficiência do papel do Estado junto as pequenas cooperativas agropecuárias da região.


Para tanto, a bolsista Jaqueline está visitando as cooperativas agropecuárias de economia familiar da região, procurando compreender de que forma as políticas públicas estão contribuindo no desenvolvimento do cooperativismo e no fortalecimento da agricultura familiar regional.



Visita à Cooperativa Extremo Norte de Alpestre - RS


Além da visita as cooperativas, a bolsista Jaqueline tem participado de Eventos Científicos, auxilia na organização e participa do Fórum Regional do Cooperativismo, vem participando também de Feiras Agropecuárias voltadas ao Cooperativismo e a Agricultura Familiar, de Seminários de Avaliação de Programas Públicos bem como de palestras com especialistas na área.

 

 

 

 

Ao final da pesquisa, será elaborada uma publicação com os resultados obtidos, a qual poderá ser acessada por todos.
 

Confira as imagens: