Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Pesquisadora especialista na obra de Machado de Assis ministra palestra para estudantes de Letras

A aula inaugural do semestre do curso de Letras, da URI, Câmpus Frederico Westphalen, contou com a participação de uma pesquisadora considerada referência nacional nos estudos sobre a obra de Machado de Assis. Doutora em Teoria e História Literária, a professora Cilene Margarete Pereira conversou com professores e acadêmicos sobre o tema “das ‘Confissões de uma viúva moça’: Machado de Assis e tradição literária”.
O evento ocorreu on-line, na noite de sexta-feira, 12 e demonstrou a preocupação do curso de Letras em promover debates sobre a literatura brasileira. A mediação do encontro foi realizada pela professora Ana Paula Porto, que ressaltou a importância de se estudar temáticas que auxiliam para o desenvolvimento do espírito crítico sobre o empoderamento feminino, temática que transparece no conto machadiano analisado.
A professora destacou também a importância de ler textos menos conhecidos de Machado de Assis, o que também foi observado pela palestrante, que destacou que não é preciso apenas levar para sala de aula os clássicos como "Dom Casmurro", mas também narrativas curtas interessantes que mostram outras peculiaridades do texto do autor.
Coordenadora do curso de Letras, a professora Adriane Hoffmann também assinalou que os alunos, em suas atividades do programa Residência Pedagógica, trabalharam com o conto "Confissões de uma viúva moça" a fim de elaborar práticas de leitura do texto para estudantes do Ensino Médio.
Ela salientou que foi interessante estimular os acadêmicos de Letras para leitura do que não é apenas o clássico de Machado de Assis, uma vez que na formação de leitores literários é preciso reconhecer textos variados e não somente aqueles que são mais conhecidos do público.