Pesquisadoras da URI/FW são contempladas em edital de fomento à pesquisa

URI FW
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha - Comunicação URI/FW
17/05/2021

Próximo ao aniversário de 29 anos da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, a universidade recebeu a confirmação de que poderá executará mais dois importantes projetos para o desenvolvimento regional.

Nas últimas semanas, a professora-doutora e coordenadora do curso de Psicologia, Eliane Cadoná, e a professora-doutora em Direito, Silvana Colombo, foram contempladas com a aprovação de seus projetos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). Com o apoio da fundação, as cientistas poderão desenvolver pesquisas capazes de trazer mudanças e melhorias à comunidade regional e também novidades ao coletivo acadêmico.

Documentário sobre gênero e sexualidade nas escolas
Intitulado “A escola ensina e a família educa? Problematizações dos discursos de gestores sob as lentes dos estudos de gênero e das perspectivas foucaultianas”, o projeto da professora Eliane tem como objetivo analisar como as questões de gênero e sexualidade, por meio de uma perspectiva contemporânea, são abordadas na escola em materiais didáticos, pronunciamentos oficiais de autoridades na educação em redes sociais e em narrativas de gestores da educação básica.

A pesquisa será feita em etapas: primeiro, haverá coleta e análise de mídias, para que então possa ser feita a produção de um documentário para retratar como as escolas podem inserir as questões de gênero e sexualidade em suas discussões. Já a próxima parte do projeto será feita por meio de contato e coleta com autoridades das escolas escolhidas para análise.

Os resultados dessa pesquisa serão apresentados em forma de apresentações acadêmicas, além de atividades de extensão com o objetivo de levar o conhecimento obtido à comunidade escolar de educação básica.

A professora Eliane comenta que sua proposta faz parte de seu projeto de pós-doutorado, que atualmente faz no Programa de Pós-Graduação da UFRGS, com a professora-doutora Clarice Traversini. “Já sob orientação dela, resolvi concorrer ao edital de recém-doutor da Fapergs, e então consegui a verba para comprar os materiais para o estúdio, que possibilitará a gravação do documentário", ressalta.

Solução de conflitos ambientais por meio da mediação
Já o projeto da professora-doutora Silvana Colombo, do curso de Direito da URI/FW, intitulado “Uma proposta de delineamento da mediação como mecanismo de resolução de conflitos ambientais no Brasil quanto ao seu objeto sujeitos e procedimento”, tem como proposta estudar a possibilidade de mediação de conflitos ambientais, situações em que os direitos são difusos, ou seja, pertencentes às gerações atuais e futuras. Devido à demora para a resolução de algumas questões do judiciário brasileiro, propõe-se a mediação como solução para as questões ambientais.

Uma vez finalizada, a pesquisa trará seus resultados em forma de artigos em revistas nacionais e internacionais, de publicação de um livro sobre a temática e de participação em eventos científicos. Além disso, os resultados trarão também impacto à c

Confira as imagens: