Pesquisas da URI são premiadas no SIIC 2015

URI FW
Imagem Notícia

Laísa Bisol - Assessoria de Comunicação - URI/FW
23/10/2015

Cerca de 130 pesquisadores da URI – Câmpus de Frederico Westphalen estiveram no câmpus de Santo Ângelo no dia 22 a fim de participar do XXI SIIC - Seminário Institucional de Iniciação Científica, XIII Seminário de Extensão, XIX Seminário de Integração em Pesquisa e Pós-Graduação e III Colóquio Tecnológico.


Professores e bolsistas da Universidade apresentaram seus trabalhos socializando o conhecimento e as pesquisas desenvolvidas, sendo destaque mais uma vez, já que cinco dos projetos foram premiados:
 

Projeto: O IDEB e a Avaliação em Larga Escala: uma análise das escolas da Rede Pública de Frederico Westphalen
Órgão Financiador: PROBIC/FAPERGS
Bolsista: Janaíne Souza Gazzola
Orientador: Edite Maria Sudbrack
 


Projeto: Literatura, ensino e material didático: a leitura no ensino médio
Órgão Financiador: PROBIC/FAPERGS
Bolsista: Jéssica Casarin
Orientador: Luana Teixeira Porto
 


Projeto: URIencena - linguagem, corpo e arte
Órgão Financiador: Extensão
Bolsista: Graciéla Poncio de Souza
Orientador: Maria Thereza Veloso
 


Projeto: Teoria e Prática experimental no Ensino Médio
Órgão Financiador: Extensão
Bolsista: Carla Peron
Orientador: Leandro Greff da Silveira
 


Projeto: Contação de histórias: arte, magia e encantamento
Órgão Financiador: Extensão
Bolsista: Natana Fussinger
Orientador: Alessandra Tiburski Fink
 

A diretora-acadêmica da URI, professora Elisabete Cerutti, destacou que esse evento caracteriza o pensar da Universidade como propositora da ciência, sendo a pesquisa a grande articuladora do saber e da inovação enquanto perspectiva de conhecimento. "Isso se materializa nos 80 projetos do Câmpus apresentados durante todo o dia, o que nos faz afirmar, novamente a há muito da pesquisa da URI na vida de todas as pessoas. Os 5 trabalhos premiados nos dotam de orgulho por saber dos níveis de competência que nossos orientadores e bolsistas possuem."


Veja os depoimentos de outros professores premiados:

 

"Desenvolver atividade de iniciação científica é uma forma de ensinar nossos alunos a dar respostas para problemas de investigação importantes em uma área de conhecimento, mas sobretudo de estimulá-los a produzir questionamentos, sem os quais uma boa pesquisa não se realiza. Nesse sentido, considero muito gratif

Confira as imagens: