PFJP encerra a primeira edição
Ética em pesquisa foi o tema debatido pela professora Eliane Cadoná, no último encontro da programação realizada pelos Comitês: CIAP, CIAPEx, CEUA, CEP e NIIT e com o Setor de Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização no Programa de Formação de Jovens Pesquisadores, edição 2017.
Esse programa foi implantado com o intuito de incentivar ainda mais a pesquisa e a extensão, entre alunos bolsistas, e também para os professores orientadores, e abordou temas de interesse de alunos bolsistas da Universidade e focados no dia a dia na execução de projetos de pesquisa e extensão. A proposta de qualificação dos bolsistas procurou ainda envolvê-los nas atividades de forma a despertar interesse pelas ações dos projetos, intensificar a seriedade de sua participação com o cronograma de atividades bem como ressaltar a pertinência da produção de trabalhos com dedicação e comprometimento científico.
O programa foi oferecido aos bolsistas da graduação e do ensino médio e demais interessados, de forma gratuita, mensalmente com temáticas variadas:
- Mês de maio: Produção acadêmica do bolsista;
- Mês de junho: Plágio e propriedade intelectual;
- Mês de julho: A produção dos resumos;
- Mês de agosto: Comunicação oral e apresentação visual;
- Mês de setembro: Internacionalização: oportunidades e desafios;
- Mês de outubro: Ética em pesquisa.
Segundo a professora Doutora Luana Teixeira Porto, coordenadora local do CIAP, o programa “além de promover o desenvolvimento da iniciação científica no câmpus, o Programa pôde sensibilizar estudantes inseridos nos projetos a qualificar sua participação nas pesquisas e atividade de extensão não apenas como executores de planos de trabalho, mas, sobretudo, como sujeitos engajados na produção de saberes adequados à transformação da realidade local e também ao desenvolvimento da ciência em nível de iniciação científica”.
No último encontro, foi realizada uma avaliação pelos presentes, e também foi solicitado que registrassem aos organizadores sugestões de temas, os quais serão utilizados para a organização do Programa para o ano de 2018. A avaliação do Programa, já na sua primeira edição, foi bastante elogiada pelos bolsistas.
Entre os comentário feitos pelos alunos, a satisfação em participar do programa e a certeza dos benefícios para a pesquisa e formação, foram destaques.
“É de essencial importância para a formação de pesquisadores e para orientação quanto as nossas construções intelectuais”; “Norteador da inserção do acadêmico no mundo da pesquisa”; “Formação de jovens com conhecimento de mundo”; “Pesquisando em “conjunto”, pesquisamos melhor”, afirmaram os participantes.
O grupo responsável pelo Programa deseja a todos os bolsistas e orientadores uma boa construç&atil