Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
PIBIC-EM do curso de Pedagogia inicia as atividades

No dia 12 de março, os alunos bolsistas do PIBIC – Ensino Médio (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio) do Instituto Estadual de Educação Madre Teresa, de Seberi e do Instituto Estadual 22 de Maio – Palmitinho iniciaram as atividades. Destaca-se que são 22 discentes do Ensino Médio que vêm até a Universidade, para, juntamente com seus orientadores, refletirem, estudarem temáticas importantes da Educação.
O projeto desenvolvido no Instituto Estadual 22 de Maio, com 12 planos de trabalho, intitula-se “Educação e Tecnologia: reflexões teóricas e metodológicas no processo de ensinar e aprender” e objetiva refletir sobre a relação Educação e tecnologia, no intuito de fornecer subsídios teóricos e metodológicos para estudantes do Curso Normal, proporcionando a inserção do indivíduo numa sociedade tecnológica e da informação.
Já projeto em desenvolvimento no Instituto Estadual de Educação Madre Tereza, com 10 planos de trabalho tem como tema “Formação profissional acadêmica: espaço-tempo interdisciplinar na construção do professor” e objetiva oportunizar ao estudante de Ensino Médio, do Curso Normal, a construção de bases teóricas relativas à formação profissional acadêmica, desenvolvendo no discente o espírito pesquisador, tão necessário para o ser professor.
Os temas e respectivos orientadores do projeto estão descritos abaixo:
PROJETO: FORMAÇÃO PROFISSIONAL ACADÊMICA: ESPAÇO-TEMPO INTERDISCIPLINAR NA CONSTRUÇÃO DO PROFESSOR
ESCOLA: Curso Normal do Instituto Estadual de Educação Madre Tereza – Município de Seberi – RS
PROJETO: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: REFLEXÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER
ESCOLA: Curso Normal do Instituto Estadual de Educação 22 de Maio – Município de Palmitinho – Rio Grande do Sul
Professor Tema Orientanda(o)
Alessandra Tiburski Fink Pedagogia da Infância, educador infantil e tecnologia: um processo educativo em construção Bruna Natali Appel
Eliane Maria Balcevicz Grotto
A trajetória da tecnologia na educação e as políticas para a formação do professor no uso das tecnologias Alexia Gazola Trevisan
Eliane Maria Balcevicz Grotto
A trajetória da tecnologia na educação e as políticas para a formação do professor no uso das tecnologias Bruna Luisa Basso
Eliane Maria Balcevicz Grotto
A trajetória da tecnologia na educaç&atild