Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Podcast dá voz aos alunos dos anos iniciais
Projeto de doutoranda em educação da URI/FW permite que estudantes do 4º ano possam se expressar através do áudio

Depois de uma visita a uma rádio, os estudantes do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Afonso Balestrin, de Taquaruçu do Sul, da professora Susana Schwartz Basso, que também é doutoranda em Educação (PPGEDU) pela URI/FW, quiseram fazer sua própria transmissão em áudio. Foi dessa expedição investigativa, que faz parte do programa A União Faz a Vida, que surgiu o projeto: “Podcast na escola: a voz dos alunos nos anos iniciais”.
A iniciativa buscou a utilização da tecnologia digital para explorar os recursos multissemióticos disponíveis. “O objetivo foi desenvolver a criatividade dos alunos, além da oralidade e trabalho colaborativo com a produção dos podcasts”, explica Susana. A professora conta que o projeto logo gerou entusiasmo não só entre os estudantes, mas também entre os familiares, que “emprestaram” os celulares para as gravações.
No primeiro episódio, os educandos puderam fazer uma breve apresentação e falar de seus desejos. Nos outros, as temáticas foram variando entre temas abordados em aula e pautas mais livres.
– A produção dos podcasts representou uma oportunidade de aproveitar recursos tecnológicos que temos em mãos para dar mais sentido às aulas por intermédio da gravação de áudios, dando voz aos alunos e permitindo que desenvolvam seu protagonismo, tornando a aprendizagem mais efetiva – relata a professora.
Ela conta que o projeto só foi possível graças ao auxílio da comunidade, da direção e coordenação da instituição de ensino e, também, dos próprios alunos e familiares que não mediram esforços para efetivar as atividades propostas. "Esse foi mais um dos Projetos da Escola para ficar na memória'', comemora a professora Susana.