Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Pós-Graduação Ciências Biológicas realiza atividade em São Miguel
No dia 29 de novembro os alunos dos cursos de pós-graduação de Licenciamento ambiental e conservação da biodiversidade, em Ciências Biológicas da URI – Câmpus de Frederico Westphalen, realizaram atividade prática da disciplina de educação ambiental em São Miguel das Missões.
O trabalho de campo consistiu na realização de duas trilhas interpretativas na Fazenda da Laje, mesmo local onde foram retiradas no séc. XVIII as rochas de arenito para construção do povoado e posteriormente da catedral de São Miguel, que hoje se encontram somente as ruínas.
Pela parte da manhã os alunos realizaram a trilha dos Guarany´s, esta trilha corresponde a um caminho de transição de dois biomas Mata Atlântica e o Pampa. Do ponto de vista ecológico a área preserva nascentes do Rio Santa Bárbara, possui uma riquíssima biodiversidade de fauna e flora do Pampa, além de sua beleza natural.
No turno da tarde a trilha interpretativa foi no Rio Piratini em uma área de 160 ha. Este caminho teve início em um campo nativo e logo em seguida os alunos adentraram na floresta, onde se depararam com uma floresta de taquaras. O destino final foi o Rio Piratini, onde pode-se entrar em um lajedo de pedras nas margens do Rio. As trilhas interpretativas são uma das abordagens da educação ambiental e possuem um caráter ambiental, geológico e histórico-cultural local, e agora se tornam parte das experiências vivenciadas pelos alunos que certamente nunca serão esquecidas por eles.