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Pós-graduação em Pedagogia da Alternância na Profissionalização Rural inicia as atividades

A pós-graduação a nível de especialização em Pedagogia da Alternância na Profissionalização Rural da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, iniciou as atividades na sexta-feira, 8 de outubro. O início das atividades foi marcado por uma aula inaugural com um Painel de Diálogo com a temática “Agricultores e agricultoras: agentes humanos no empreender agropecuário”, apresentado e mediado pelo professor Claudionei Vicente Cassol.
Ao final do evento, foi elaborado o plano de formação para a segunda alternância de formação que acontecerá na Casa Familiar Rural do município de Modelo, em Santa Catarina, com os temas “Fundamentos sociológicos e humanos no empreendedorismo agropecuário”, novamente ministrado pelo professor Cassol, e “A Pedagogia da Alternância e a profissionalização rural”, apresentado e mediado por Francisco Trevisan e Elisandra Manfio Zonta.
O curso é uma parceria entre os educadores das Casas Familiares Rurais (CFR) do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e a área do conhecimento das Ciências Agrárias da URI/FW, que organizaram um cronograma de elaboração do projeto da especialização com o objetivo de ampliar os estudos da dinâmica educacional que articula a Pedagogia da Alternância. Após seis meses de planejamento e discussão com os gestores das CFR e Diretorias da Associação Regional das Casas Familiares Rurais dos estados para elaboração da proposta de formação, iniciou-se o processo de organização de um cronograma de execução.
Sobre a pós-graduação
A pós-graduação em Pedagogia da Alternância na Profissionalização Rural é idealizada pela própria Pedagogia da Alternância, portanto, terá momentos de formação presencial e de formação no meio socioprofissional, momentos de alternância na formação dos futuros especialistas. Por meio deste método, os alunos aprendem a associar a teoria à prática, desenvolvendo o aprendizado constante com ambas presentes.
Outro diferencial da pós-graduação é a possibilidade de se desenvolver por meio da aplicação dos instrumentos pedagógicos da Pedagogia da Alternância, com elaboração de planos de estudo, colocações em comum, visitas de estudo, elaboração de práticas pedagógicas e de forma itinerante, as alternâncias acontecerão nos espaços de trabalho institucionais dos estudantes, nas Escolas Casas Familiares Rurais, onde acontece a aplicação da Dinâmica Educacional Pedagogia da Alternância e a alternância se constitui como uma ciência educacional.