Pós-graduações da URI: referência e grandes oportunidades

URI FW
Imagem Notícia

Laísa Bisol - Assessoria de Comunicação - URI/FW
05/11/2015

A URI – Câmpus de Frederico Westphalen já é referência de ensino e vem se destacando cada vez mais na esfera das pós-graduações. Por oferecer cursos inéditos e de grande probabilidade de crescimento profissional, a Universidade é procurada por estudantes de toda a região e também de municípios mais distantes.


A URI – FW conta hoje com dois cursos de pós-graduação em nível de Mestrado – Letras e Educação –, além de 20 cursos em nível de especialização e aperfeiçoamento.
Um destes é o curso de pós-graduação em Resiliência de Redes e Sistemas Distribuídos, que tem atraído alunos de diversos locais.


Marcus Vinicius Volkweis, graduado em Tecnologia em Redes de Computadores vem de Santa Rosa nos fins de semana para frequentar as aulas, a fim de buscar sua especialização na URI – FW.


“Eu estava procurando uma pós na área de redes há quase três anos e aqui na região, então, quando vi a oportunidade, não pensei duas vezes para me inscrever”, contou o pós-graduando.

- Minha motivação é crescer profissionalmente e no que gosto de fazer. A pós-graduação está contribuindo diretamente na minha formação, pois está complementando conhecimentos específicos em vários assuntos. Minha avaliação do curso é ótima até o momento -, destacou.


O coordenador deste curso de pós-graduação, professor Cristian Cleder Machado, afirmou que a pós em Resiliência de Redes e Sistemas Distribuídos se torna um atrativo para alunos de diversas regiões, pois ele é uma projeção do futuro das redes de comunicação e seus serviços.


"As diversidades dos novos sistemas e tecnologias que, de alguma forma, utilizam meios de comunicação (e.g., redes locais, redes móveis e a Internet), induzem o repensar e a criação de novas estratégias e mecanismos para garantir propriedades como Autenticidade, Confidencialidade, Privacidade, Confiabilidade, Integridade e Não-repúdio da informação e dos serviços oferecidos. Neste sentido, foram inseridas neste curso disciplinas específicas para resiliência em redes e sistemas distribuídos, bem como outras necessárias para a compreensão das áreas que usufruem destes contextos. O curso oferece teorias e práticas inovadoras, incluindo novos paradigmas em redes e trocas de informação, segurança na computação em nuvem, segurança na comunicação de sistemas móveis, identificação de ataques e remedição, monitoramento de redes e serviços, segurança em ambientes, planejamento de ambientes seguros, planos de contingência, entre outras", explicou o professor Cristian.


Este curso deverá ser ofertado novamente em 2016, na modalidade de aperfeiçoamento. Também no próximo ano estarão disponíveis outras opções nas mais diversas área

Confira as imagens: