Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
PPGL e Curso de Letras/PIBID presentes em Seminário Internacional

Entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro aconteceu em Passo Fundo a Jornada em Ação - 13º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural. Reuniram-se no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo pesquisadores nacionais e internacionais, escritores, professores, estudantes e demais interessados em questões de leitura. Professores e alunos do Mestrado em Letras e do Curso de Letras/PIBID da URI/FW participaram do evento na condição de mediadores de mesas e/ou apresentadores de artigos incluídos nas temáticas Formação de leitores e mídias digitais; Patrimônio cultural: leitura, memória e identidade; Mediação de leitura: práticas sociais e culturais; e Leitura, linguagem, texto e discurso.
O evento foi viabilizado pelo Instituto Itaú Cultural e pela Universidade de Passo Fundo. A partir da temática Literatura e Identidade na Era da Mobilidade, os objetivos do Seminário estão incorporados aos princípios gerais da Red de Universidades Lectoras, com sede na Universidad de Extremadura, Espanha, quais sejam, tratar a leitura e a escrita de forma transversal, com vistas a associar cultura e tecnologia; promover o desenvolvimento cidadão de universitários pelo envolvimento com a leitura na cultura clássica e em outras linguagens; e fomentar a cooperação internacional e o desenvolvimento social e econômico.