Presidente da Jacto palestra na URI sobre Sucessão e Legado

Evento realizado em parceria entre a universidade, Planta Sul e Grupo Rigon reuniu mais de 800 pessoas

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Adriana Folle
08/09/2025

A URI/FW, em parceria com a Planta Sul e Grupo Rigon, proporcionaram um momento especial à região no dia 5 de setembro, no Salão de Atos. Com o tema “Sucessão e Legado” esteve palestrando no Salão de Atos, Jorge Nishimura, presidente do Conselho de Administração da Jacto, uma multinacional brasileira, com 77 anos de história, que desenvolve produtos e soluções inovadoras para o setor agrícola e está sendo administrada pela terceira geração. Participaram mais de 800 pessoas, entre alunos, clientes das empresas promotoras, apoiadores – Associação Empresarial de FW e Small Farm Hub –, e comunidade em geral. 


O evento esteve integrado à programação da campanha Planta Sul 19 anos, que segue até julho de 2026, e reforça a parceria estratégica entre Planta Sul, Jacto, Grupo Rigon – que completa 65 anos de história e contribuição para o desenvolvimento regional – e a URI, mostrando a força da união entre empresas, instituição de ensino e comunidade. Além disso, a programação simbolizou o compromisso social da Planta Sul e seus parceiros em devolver valor à comunidade, proporcionando um tema de extrema relevância para o futuro: sucessão e legado nas empresas e no agronegócio.


Esta programação integrou a aula inaugural dos cursos de Agronomia, Tecnologia em Agropecuária, Administração – que lançou, por meio do seu coordenador Nestor de Cesaro, suas atividades de 50 anos –, e Ciências Contábeis – com suas ações comemorativas aos 40 anos, anunciadas pela coordenadora Diana de Souza.


Em sua fala, Nishimura assegurou que uma empresa tem sucesso se a administração perpassar por, pelo menos, três gerações. Disse também que é necessário criar momentos de passagem de cargos e demais funções dentro das empresas, pois isso dá legitimidade aos processos, inclusive a quarta geração da família já foi comunicada que assumirá os negócios em cerca de 20 anos.


Sobre sua função dentro da Jacto ao longo dos anos, Nishimura se autodenomina como pacificador. “Sempre busquei equilíbrio emocional e espiritual, pois entendo que isso é imprescindível à gestão. Também procuro encarar os desafios com conversa, fortalecendo a paz e a harmonia entre as pessoas. Além de que, na minha visão, o perdão é um favor que fazemos a nós mesmos, não aos outros. Desta forma que desempenho meu trabalho, desenvolvendo um ambiente que as pessoas se sintam bem e felizes nos estarem na nossa empresa”, explica Nishimura. 


A URI

Em nome da universidade, a diretora geral Elisabete Cerutti, ressalta que como instituição comunitária a URI sempre apoia a causa das empresas que impulsionam a região. “Tivemos uma oportunidade ímpar com a presença de Jorge Nishimura e dos empreendedores da Planta Sul e do Grupo Rigon. Também é necessário enaltecer que o evento foi coroado como a Aula Inaugural dos Cursos de Administração, Ciências Contábeis, Agronomia e Tecnologia Agropecuária, sendo também a comemoração dos aniversários dos dois primeiros cursos. Nossos professores e acadêmicos aprenderam e se emocionaram com esse momento tão relevante. Agradecemos aos nossos coordenadores e técnicos administrativos e de apoio que não medem esforços para que possamos concretizar momentos como esse”, finaliza a diretora.