Processo seletivo do PPGEDU está aberto

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
26/04/2022

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, está com inscrições abertas no edital de seleção para mestrado e doutorado. As inscrições seguem abertas até 13 de julho. As turmas começam as aulas no 2º semestre.


São ofertadas 30 vagas para mestrado e 12 para doutorado. A inscrição pode ser efetuada on-line, no site da universidade, ou então presencialmente, no câmpus onde se deseja realizar o curso. A taxa de inscrição é de R$ 150 para os dois níveis. Para quem optar pela inscrição on-line, os links são diferentes para as inscrições em Mestrado e Doutorado.


A seleção ocorrerá por meio de prova e entrevista. A partir do dia 15 de julho, quando será publicada a lista de inscrições homologadas, o passo seguinte para os candidatos inscritos é a realização da prova, marcada para 18 de julho. Aqueles que foram aprovados no exame passam para a fase seguinte do edital, que consiste em uma entrevista, marcada para os dias 20 e 21 de julho, também on-line.


A lista de aprovados será divulgada no dia 25 de julho pelo site da URI/FW e do PPGEDU. Para mais informações sobre o programa e o cronograma do processo seletivo, acesse o site ppgedu.fw.uri.br.


Sobre o programa

Por seu caráter inter e transdisciplinar e por sua proposta curricular de formação para a pesquisa, acolhe pesquisadores egressos de diferentes

cursos, como os da Licenciatura, Bacharelado e Tecnólogos. Dessa forma o enfoque da interdisciplinaridade reside na tentativa de extrapolar a mera justaposição das contribuições disciplinares inerentes à formação de cada docente/pesquisador, estabelecendo-se um intercâmbio entre especialistas de diversas áreas do conhecimento, o que favorece a interlocução entre professores e pesquisadores com formação diversa e diversificada. O Mestrado e Doutorado em Educação é destinado ao público com interesse na área da educação, nas diversas formações. Algumas áreas de egressos do Programa: Pedagogia, História, Geografia, Matemática, Letras, Filosofia, Biologia, Química, Psicologia, Contabilidade, Administração, Direito, Educação Física, Arquitetura, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Engenharias, Ciência da Computação, Artes, Comunicação Social, dentre outras.


O PPGEDU dispõe de bolsas da CAPES modalidade I e II e também bolsas para investigadores professores da rede pública de ensino básico e comunidade em geral. Após o término do processo de seleção, haverá um edital de bolsas de estudos o qual os candidatos aprovados e matriculados poderão se inscrever para concorrer às bolsas.

Confira as imagens: