Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilhas
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Professor da Universidade de Salamanca–ESP realiza palestra no XXV Ciclo Jurídico

Mais de 400 acadêmicos e professores participaram, na quinta-feira, 29, da 4ª noite de palestras do XXV Ciclo Jurídico, promovido pelo curso de Direito da URI, Câmpus Frederico Westphalen.
A fala foi ministrada pelo professor da Universidade de Salamanca – Espanha, doutor em direito Lorenzo M. Bujosa Vadell, e teve como tema “Oralidade e imediatismo no processo penal”. Na palestra, Vadell fez uma relação entre o direito processual penal na Espanha e outros países da Europa em comparação com o praticado no Brasil.
Para as acadêmicas do 8º semestre de Direito da URI-FW, Schaiana Saggiorato e Natanieli Antonia de Oliveira, o momento foi de muito aprendizado, diante da vasta experiência do profissional:
– A palestra do doutor Lorenzo M. Bujosa Vadell, falando sobre a Oralidade e Imediatismo no Processo Penal, foi de extrema importância no meio acadêmico, pois trouxe informações cruciais para entender essa área de conhecimento. O palestrante compartilhou sua experiência comparando os diferentes processos entre a legislação brasileira e espanhola, bem como a efetividade da prática da oralidade como um instrumento eficaz na prestação jurisdicional e da economia processual, evidenciando a necessidade de compreender esse sistema de forma adequada –, destacaram as alunas.
O evento foi mediado pelo juiz de direito da comarca de Frederico Westphalen e professor da URI-FW, dr. Alejandro Cesar Rayo Werlang, que cursa doutorado em Direito na Universidade de Salamanca, instituição que possui mais de 800 anos de atuação.
Como debatedor convidado, além de Werlang, esteve junto o doutor Jean Mauro Minuzzi. A doutora Marília Dalla Lana foi a representante dos egressos e a acadêmica Diuliani Dalla Nora a dos estudantes.
Para além do doutorado de Werlang, as relações entre a URI-FW e a Universidade de Salamanca devem se estreitar ainda mais, com a possibilidade da firmação de uma parceria entre as instituições de ensino.