Professor da URI participa como conferencista em eventos na Europa

URI FW
Imagem Notícia

Laísa Bisol - Assessoria de Comunicação - URI/FW
08/12/2015

O professor do curso de Direito da URI – FW, Thiago de Araujo, viajou à Espanha e Portugal, nas últimas semanas, junto a uma comissão de professores das principais universidades do Estado e de Santa Catarina.

 

O professor da URI atuou como conferencista convidado em eventos nas cidades de Ourense(ESP), Sevilha (ESP) e Lisboa(POR) respectivamente.

  

O primeiro evento que participou foi o "II Seminário Hispano-Brasileiro sobre Sociedade, Derechos Humanos y Medio Ambiente: Tecnología, innovación científica y medio ambiente en la sociedades multiculturales", realizado na Universidade de Vigo campus Ourense, nos dias 26 e 27 de novembro.  Na oportunidade, o professor da URI falou sobre "Biodiversidade, Conhecimentos Tradicionais e Recursos genéticos: o papel da CDB frente ao sistema de patentes". 

 

Já nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, o professor realizou a conferência de abertura do "VII Encuentro Hispano-Brasileño de Filosofía del Derecho y Derechos Humanos", na Universidad de Sevilla, na cidade de Sevilha. O tema da palestra foi "A biodiversidade na América Latina: 20 anos de Acordo TRIPS e seus impactos no desenvolvimento da Propriedade Intelectual", dividindo a mesa dos trabalhos com Prof. Dr. Antonio Ruiz de la Cuesta, da Universidad de Sevilla.

 

Encerrando essa jornada de eventos pela península ibérica, o professor atuou como palestrante do Seminário Internacional Hermenéutica, Justiça Constitucional e Direitos Fundamentais: Perspectivas de Direito Comparado, organizado pelo Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Evento que além de apresentar novas perspectivas do direito contemporâneo aos alunos da graduação e pós-graduação da Universidade de Lisboa, homenageava o Prof. Catedrático Jorge Miranda, um dos maiores constitucionalistas da Europa, inclusive tendo importante participação em assembleias constituintes de países de origem lusitana. 

  

“É de grande valia a oportunidade de participar em eventos internacionais para os docentes da nossa universidade, pois além de demonstrar a evolução da pesquisa científica em que o professor/pesquisador realiza na sua universidade, o docente tem a oportunidade compartilhar esse conhecimento com a comunidade acadêmica, bem como, conhecer a pesquisa científica desenvolvida nas demais universidades do resto do mundo.  É muito gratificante poder representar a URI no exterior, principalmente quando escutamos o nosso nome precedido do anúncio do nome da nossa instituição, pois neste momento notamos a grandiosidade da universidade, que além primar por aspectos relacionados ao ensino, prioriza também a potencialização da pesquisa científica realizada por seus docentes e pesquisadores”, destacou o professor Thiago.