Professor da URI publica obras resultantes de suas pesquisas sobre o solo

O professor do Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária da URI – FW, Tales Tiecher, em parceria com os demais professores do Curso e da Ciências Agrárias da URI/FW publicou dois livros, lançados nesta semana: “A Química antes da Química do Solo” e “Manejo e conservação do solo e da água em pequenas propriedades rurais no sul do Brasil: contextualizando as atividades agropecuárias e os problemas erosivos”.
Ambas as obras surgiram a partir da recente experiência do professor como docente na URI-FW. A primeira obra - “A Química antes da Química do Solo” - foi elaborada para suprir uma lacuna literária existente entre a química geral e a química do solo. O professor Tales explicou que o objetivo dessa obra foi revisar alguns conceitos básicos de química para os alunos de graduação das Ciências Agrárias e Ambientais (em especial para os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária da URI-FW) que cursam disciplinas da área de Ciência do Solo. “Nessa modesta contribuição é apresentada a revisão das teorias atômicas, ligações químicas, características dos compostos de carbono, química da água, hidratação de íons, hidrólise de cátions, conceitos de ácido-base e, finalmente, os grupos funcionais de superfície do solo, foi elaborada de forma simples e focada na Ciência do Solo”.
A segunda obra surgiu também devido ao abismo existente entre a literatura sobre manejo e conservação do solo e da água e a realidade do meio rural na Região do Médio Alto Uruguai do RS, que é muito semelhante ao oeste de SC e ao sudoeste do PR. O livro “Manejo e conservação do solo e da água em pequenas propriedades rurais no sul do Brasil: contextualizando as atividades agropecuárias e os problemas erosivos” é a primeira parte de uma obra que foi fruto do esforço de diversos autores nas mais diversas instituições de ensino e pesquisa do Sul do Brasil (URI-FW, UFSM, UNIPAMPA, IFPR, IFFarroupilha). Conta também com uma colaboração internacional (Universidade de Minnesota Duluth, USA). “Essa obra visa, portanto, suprir uma grande lacuna do conhecimento que é o manejo e conservação do solo e da água em pequenas propriedades rurais, como as que são encontradas majoritariamente no Norte do Rio Grande do Sul (RS), no Oeste de Santa Catarina (SC), e no Sudoeste do Paraná (PR). É composta por cinco capítulos que tratam do processo de colonização e a formação das unidades de produção familiares do Sul do Brasil, a aptidão agrícola dos principais solos encontrados em áreas típicas de agricultura familiar no Sul do Brasil, os conflitos entre a legislação ambiental, a aptidão agrícola e o uso dos solos em Unidades de Produção Familiar no Rio Grande do Sul, a dinâmica da erosão na escala de bacia hidrográfica, com ênfase na experiência de pesquisa n