Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Professor da URI tem artigo publicado em revista Internacional

O Prof. Dr. Sandro Rogério Giacomelli, juntamente com os professores e Acadêmicos da Universidade Federal de Santa Maria publicaram o artigo “Effect of grinding method on the analysis of essential oil from Baccharis articulata (Lam.) Pers” no periódico Chemical Papers, 2017, Volume: 71, Issue 4, 753-761.
Conhecida popularmente como carquejinha, carqueja-doce e carqueja-miúda, Baccharis articulata é uma espécie vegetal utilizada na medicina popular do Sul do Brasil em substituição a Baccharis trimera (carqueja amarga). A parte do vegetal utilizada popularmente são as aéreas, na forma de chás, com indicações para males digestivos e do fígado, diurético, amargo, tônico, antifebril, diabetes, antiúlceroso, antihelmíntico, antiséptico, hepatoproteto e no combate de dispepsias atônicas, debilidade orgânica e anemia. Na Argentina, acredita-se que tenha atividade no tratamento de impotência sexual masculina e de esterilidade feminina. No Paraguai é utilizada como anti-hipertensiva.
Neste artigo estão contidas informações sobre a relação entre o tamanho de partícula e os constituintes voláteis. A íntegra dessa publicação pode ser acessada AQUI.
Publicação em Periódicos ressalta a qualidade das pesquisas que vem sendo desenvolvidas na URI, em parceria com outras Instituições, na área da química e farmácia. Além disso, trabalhos desenvolvidos a nível Internacional não são somente uma questão de status para uma Universidade, mas uma contribuição científica e tecnológica para melhor qualidade de vida das pessoas.