Professor da URI/FW apresenta novo projeto na Expodireto

A iniciativa visa a formação de uma rede de inovação voltada às pequenas propriedades rurais

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
09/03/2022

O coordenador do curso de Administração da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, professor Gilson Henrique Panosso, apresentou na segunda-feira, 7, o projeto Agrotec Norte na Expodireto, em Não-Me-Toque/RS. O lançamento do projeto, do Ecossistema de Inovação da Região Produção e Norte, que visa a formação de uma rede de inovação voltada às pequenas propriedades rurais, foi feito para toda a comunidade do Estado.

Até 2030, o Agrotec Norte objetiva criar um movimento para o desenvolvimento e difusão de

inovação voltadas às pequenas propriedades rurais, por meio de uma estratégia de especialização inteligente, tornando-a referência latino-americana em tecnologias para suas

cadeias produtivas.

O Agrotech Norte engloba um Hub de Inovação, o Small Farm Hub. Segundo o professor, head do projeto, o Small Farm Hub tem como objetivo se consolidar como um ambiente promotor da inovação sendo um também espaço propício ao empreendedorismo.

- Apresentar este projeto que logo estará à disposição da comunidade em uma das maiores feiras do agronegócio só engrandece todo o trabalho que já vem sendo desenvolvido por vários profissionais, oriundos de instituições de ensino, poder público e empresas. De grande e fundamental parceria para a construção do hub, destacamos a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, que não mede esforços para o hub se tornar referência no desenvolvimento de tecnologias inovadoras para os produtores rurais - explica.


Sobre o Small Farm Hub

O Small Farm Hub será um dos primeiros ambientes inovadores no Brasil voltados ao

desenvolvimento de soluções tecnológicas, principalmente, para pequenas propriedades rurais inteligentes. Essa rede de inovação irá fazer parte do projeto Agrotec Norte e o hub, que estará sediado na URI/FW, atenderá às principais demandas de toda a região. Esse ambiente visa conectar diferentes atores para a troca de informações, co-criação e fortalecendo um mix de produtos, serviços e projetos voltados à inovação.

Os objetivos do hub são promover a educação empreendedora, através de oficinas, atividades complementares, disciplinas e formação continuada; promover o empreendedorismo, a cultura empreendedora e de investimentos à comunidade regional, através de seminários, cursos, palestras, world café, e workshops; apoiar e reconhecer a criação e o desenvolvimento de projetos de oportunidades empreendedoras; e consolidar ideias inovadoras e empreendedoras em negócios sustentáveis e com rentabilização.


Desenvolvimento do projeto

A fim de criar este movimento, é necessário perseguir alguns objetivos específicos, como sensibilizar e capacitar os pequenos produtores para adesão à inovação, sensibilizar e capacitar investidores em inovação voltada ao agronegócio, mapear as potencialidades e os desafios das pequenas propriedades rurais da região, fomentar a criação de empreendimentos intensivos de inovação (startups e spin-offs), reconhecer empreendimentos intensivos de inovação atuantes na região, implementar um ambiente voltado ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para pequenas propriedades rurais inteligentes e adotar tecnologias portadoras de futuro alinhadas às linhas temáticas do Programa INOVA RS: agronegócio e tecnologias da informação e comunicação.

Dentre os potenciais interessados no projeto, estão agricultores, lideranças regionais, representantes do poder público, empresários, pesquisadores e estudantes, além das diversas entidades e instâncias representativas da quádrupla hélice regional. A participação de todos pode ser concretizada através de suas competências e interesses específicos, sendo possível aportar recursos financeiros ao desenvolvimento e implementação do projeto, apoio com pesquisa e desenvolvimento, conhecimento de mercado, recursos humanos e de infraestrutura, entre outros.

Confira as imagens: