Professor da URI/FW palestra na Expopedras sobre o potencial da mineração

Na programação, foi apresentada a avaliação ambiental e econômica sobre a implementação de empreendimentos na área que utilizem o co-produto da mineração

Frederico Westphalen
Imagem Notícia

Isabela Vanzin da Rocha
23/03/2022

O professor William Widmar Cadore, do curso de Engenharia Civil da URI, Câmpus de Frederico Westphalen, participou da Conferência de Mineração, Geologia, Segurança do Trabalhador e Potenciais Econômicos, durante a Expopedras, em Ametista do Sul, onde apresentou uma palestra sobre pesquisas científicas da universidade sobre o potencial da mineração e do seu co-produto. O evento aconteceu no sábado, 19, e contou com a participação de autoridades da região e especialistas da área.

O trabalho apresentado iniciou há alguns meses, devido à parceria com a Cooperativa de Garimpeiros do Médio Alto Uruguai (Coogamai), por meio do engenheiro Anderson Oliveira, e assim surgiu a possibilidade de realizar a conferência. O curso de Engenharia Civil já havia promovido uma conferência na mesma feira, em 2018, quando foram mostrados resultados de pesquisas de iniciação científica de acadêmicas da universidade.

Segundo o docente, o evento foi importante para a região e para a universidade. “De 2018 para cá, nossas pesquisas avançaram e ganharam maior dimensão, então pensamos na possibilidade de trazer alguns especialistas da área, principalmente, de prospecção geotécnica de garimpos. Uma das pessoas que teve liderando esse grupo, anos atrás, foi o professor-doutor emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Léo Afraneo Hartmann, que é um ícone no Brasil e no mundo nesse tema, e esteve aqui para a conferência. Ele tem um estudo longo sobre a temática e foi uma honra conhecê-lo pessoalmente, pois cito muito o trabalho dele nas nossas pesquisas, então dividir o palco com ele e fazer uma apresentação bem recebida por todos é muito satisfatório”, explica.

Outra presença na feira, foi do diretor do Instituto de Geociências da UFRGS, Nelson Gruber, que prestigiou o evento a convite de Hartmann e do prefeito de Ametista do Sul, Jadir José Kovaleski, que demonstrou interesse nas pesquisas e em levar as respostas à comunidade. Também compareceram à apresentação, o presidente da Coogamai, Isaldir Sganzerla, garimpeiros e empresários locais, além dos diretores geral e administrativo da URI/FW, Silvia Regina Canan e Ezequiel Plínio Albarello. 

Na oportunidade, foram apresentadas as pesquisas “Gênese dos geodos de ametista: Formação dos Geodos de Ametista no Distrito Mineiro de Ametista do Sul”, do professor Hartmann, “Mineração dos Geodos em Ametista: Avanços conquistados e melhorias a serem realizadas na lavra garimpeira de ametista, referente às atividades com explosivos, estabilidade de maciços e saúde e segurança do trabalhador”, do professor-doutor do Departamento de Engenharia de Minas da UFRGS, Enrique Munaretti, “Aspectos Legais e Ambientais Ligados a Lavra Garimpeira Segurança do Trabalho”, da Engenheira de Minas Janaína Cerutti, e o trabalho do professor Cadore, “URI - Perspectivas técnicas e econômicas do uso dos rejeitos de mineração”.


URI - Perspectivas técnicas e econômicas do uso dos rejeitos de mineração

Durante sua apresentação, Cadore mostrou os resultados de pesquisas de iniciação científica e de sua tese do doutorado de avaliação ambiental e econômica sobre a implementação de empreendimentos na área que utilizem o co-produto da mineração em Ametista do Sul. Apresentou, com indicadores, os potenciais, principalmente no sentido econômico, da viabilidade de chegar no equilíbrio para a inserção de uma empresa desse ramo na cidade.

O professor da URI/FW comentou, ainda, durante sua palestra, sobre a importância de ter o acompanhamento técnico ao abrir uma empresa, não contando apenas com o empirismo, sem material de trabalho ou controle tecnológico do produto processado ou produzido.

- Minha alegria é plena, pois estou na universidade há mais de uma década, e iniciamos essas pesquisas com a pedra ametista em 2013. Minha sensação é que estamos, finalmente, conseguindo prestar conta à comunidade de Ametista do Sul, mostrando que temos o resultado. Agora, o próximo passo, é da comunidade e depende dela acreditar no trabalho que estamos fazendo - comenta Cadore.

No final do evento, as duas universidades parceiras - URI/FW e UFRGS -, juntamente com a Coogamai, lançaram a possibilidade de realizar no mês de agosto uma oficina sobre a questão de licenciamento, a parte ambiental e de mineração.



Confira as imagens: