Professor de Tecnologia em Agropecuária conclui doutorado

URI FW
Imagem Notícia

Laísa Bisol - Assessoria de Comunicação - URI/FW
16/04/2015

 

O professor do curso de Tecnologia em Agropecuária, Alexandre Gazolla Neto, concluiu o seu doutorado pelo Programa de Pós-Graduação e Tecnologia de Sementes, da Universidade Federal de Pelotas – UFPel.



O Dr. Alexandre pesquisou a variabilidade espacial da produtividade, qualidade fisiológica e rastreabilidade em campo de produção de semente de soja. Seu orientador, foi o professor Dr. Francisco Amaral Villela e como co-orientadores, a Dra. Gizele Ingrid Gadotti e o Ph.D. Silmar Teichert Peske


Além destes, fizeram parte da banca avaliadora os professores: Dra. Jucilayne Fernandes Vieira, Pós-Doutoranda, Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Dr. Nilson Matheus Mattioni, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e Ph.D. José de Barros Franca Neto, Pesquisador da Embrapa SOJA e Presidente da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes - ABRATES.


“A Tese contribuiu para a otimização dos atuais sistemas de produção de sementes de soja, tendo como base a otimização de recursos e a gestão centralizada de informações. Considerando o campo de produção de sementes a unidade básica do sistema de produção, é possível através da interação entre técnicas de agricultura de precisão e analises rápidas de qualidade de sementes, identificar internamente ao campo de produção, regiões com sementes com alto e baixa qualidade. Os sistemas de produção agrícola vegetal, como exemplo podemos citar o cultivo da soja, trigo, milho, sorgo, pastagens, etc., possuem como base primária a utilização de sementes ou mudas de alta qualidade, características fundamentais para alcançarmos um estande uniforme de plantas na área de produção e consequentemente a obtenção de altos índices de rendimento de grãos ou matéria seca”, explicou o professor.



 

Confira as imagens: