Encontre mais informações sobre a universidade ou entre em contato conosco
- A URI
- Biblioteca
- Cartilha Covid-19
- Comissão Própria de Avaliação
- Conheça o Câmpus
- Contato
- Departamentos
- Direção
- Editora
- Enade
- Entidade Filantrópica
- Manual de Formaturas
- Reitoria
- Recursos Humanos
- Secretaria Geral
- Serviço de Atendimento ao Estudante - SAE
- Calendário e Manual Acadêmico 2024
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Biológicas Bacharel
- Ciências Contábeis
- Direito
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Farmácia
- Fisioterapia
- Pedagogia
- Psicologia
- Química Industrial
- Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária
- Terapia Ocupacional
- Cursos Lato Sensu Presenciais
- Cursos Lato Sensu a Distância
- Mestrado e Doutorado
Professor de Tecnologia em Agropecuária conclui doutorado

O professor do curso de Tecnologia em Agropecuária, Alexandre Gazolla Neto, concluiu o seu doutorado pelo Programa de Pós-Graduação e Tecnologia de Sementes, da Universidade Federal de Pelotas – UFPel.
O Dr. Alexandre pesquisou a variabilidade espacial da produtividade, qualidade fisiológica e rastreabilidade em campo de produção de semente de soja. Seu orientador, foi o professor Dr. Francisco Amaral Villela e como co-orientadores, a Dra. Gizele Ingrid Gadotti e o Ph.D. Silmar Teichert Peske
Além destes, fizeram parte da banca avaliadora os professores: Dra. Jucilayne Fernandes Vieira, Pós-Doutoranda, Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Dr. Nilson Matheus Mattioni, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e Ph.D. José de Barros Franca Neto, Pesquisador da Embrapa SOJA e Presidente da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes - ABRATES.
“A Tese contribuiu para a otimização dos atuais sistemas de produção de sementes de soja, tendo como base a otimização de recursos e a gestão centralizada de informações. Considerando o campo de produção de sementes a unidade básica do sistema de produção, é possível através da interação entre técnicas de agricultura de precisão e analises rápidas de qualidade de sementes, identificar internamente ao campo de produção, regiões com sementes com alto e baixa qualidade. Os sistemas de produção agrícola vegetal, como exemplo podemos citar o cultivo da soja, trigo, milho, sorgo, pastagens, etc., possuem como base primária a utilização de sementes ou mudas de alta qualidade, características fundamentais para alcançarmos um estande uniforme de plantas na área de produção e consequentemente a obtenção de altos índices de rendimento de grãos ou matéria seca”, explicou o professor.