Professor do curso de Engenharia Elétrica participa de Congresso Internacional

URI FW
Imagem Notícia

Assessoria de Comunicação - URI/FW
18/11/2015

O professor Fabrício Hoff Dupont, do curso de Engenharia Elétrica URI-FW, participou entre os dias 28 e 30 de outubro do Congresso IEEE CHILECON 2015: Congresso Chileno de Ingeniería Eléctrica, Electrónica, Tecnologías de la Información y Comunicaciones. O evento foi promovido pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), por meio do seu o Conselho Cone Sul, o qual envolve Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.

 

O evento abordou diversas áreas pertinentes à engenharia elétrica e a tecnologia da informação, como eletrônica de potência, sistemas de energia, automação e eletrônica industrial, teoria de controle, biomédica, entre outros. Na ocasião, o professor Fabrício coordenou uma das seções técnicas em eletrônica de potência, além de apresentar os trabalhos "Design Guidelines and Control of DC-DC Cascaded Buck Converters" e "A Genetic Algorithm to Mitigate the Output Voltage Harmonics of Cascaded Multilevel Converters Due to Unbalance of Their Input Voltages". O primeiro voltado ao projeto de conversores de energia e controladores em sistemas com grandes diferenças de tensão entre entrada e saída. Já o segundo abordando um novo método para o controle de tensão em sistemas alimentados arranjos de painéis fotovoltaicos, como pequenas usinas baseadas em geração solar.

 

 

No decorrer do evento, diversas seções plenárias e mesas redondas abordaram os desafios técnicos e econômicos para a geração, transmissão e distribuição de energia para a América do Sul. Questões como preparação das redes para a inserção massiva de fontes renováveis com características intermitentes (como a fotovoltaica e a eólica) foram amplamente discutidas, bem como as diferenças técnicas entre as redes de energia dos países. Para o debate, pesquisadores mundialmente reconhecidos apresentaram experiências e dificuldades encontradas no desenvolvimento de novas redes de transmissão de energia. Nas discussões, reforçou-se diversas vezes a importância do papel dos engenheiros eletricistas, e ao mesmo tempo a carência desses profissionais no mercado.                                                     

Confira as imagens: